Nesta quarta-feira, a partir das 19h30 (de Brasília), o Corinthians recebe o Fluminense pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo marca o primeiro de três seguidos do Timão na Neo Química Arena, período em que o clube espera arrancar na competição nacional e recuperar forças na Copa Sul-Americana. Além do Flu, o Corinthians tem compromissos marcados com o Sport, no próximo sábado (19), pela quinta rodada do Brasileirão. Na quinta-feira (24), o duelo é contra o Racing, do Uruguai, pela fase de grupos do torneio continental. A equipe chega ao jogo desta quarta-feira pressionada. Afinal, foi derrotada no último sábado pelo rival Palmeiras e, desde a conquista do título do Paulistão, no dia 27 de março, venceu apenas uma partida das cinco que disputou.
Em meio à oscilação, o Alvinegro se encontra no meio da tabela do Campeonato Brasileiro e em situação complicada na Copa Sul-Americana. Para virar a chave e voltar a empilhar vitórias, o Timão se agarra à força em Itaquera. Nesta temporada, o Corinthians tem a marca de 82% de aproveitamento nos jogos em casa com dez vitórias e dois empates nas 13 partidas disputadas. Até aqui, o único tropeço jogando ao lado de sua torcida foi no dia 2 de abril, na estreia da Sul-Americana diante do Huracán, da Argentina, ainda sob um contexto da ressaca do título estadual. Considerando o rendimento do técnico Ramón Díaz desde sua contratação no meio do ano passado, o aproveitamento é de 74,1% dos pontos disputados, com 20 vitórias e nove empates em 31 jogos.
A outra derrota do argentino em Itaquera foi em 20 de agosto, quando o Timão foi superado pelo Bragantino, por 2 a 1, no jogo de volta das quartas de final da Sula. Naquela ocasião, no entanto, a equipe garantiu a vaga à fase seguinte ao vencer nos pênaltis em noite inspirada de Hugo Souza. Embora evite falar publicamente sobre planejamento de pontuação, o Corinthians internamente vê a sequência com potencial para somar seis pontos no Brasileirão (situação que muito provavelmente recolocaria a equipe no grupo dos quatro primeiros colocados na tabela), e mais três na Sula.
Além do bom retrospecto em campo, o Timão conta com a força vinda das arquibancadas. Até aqui, são 31 jogos seguidos com mais de 40 mil pessoas no estádio. Para o jogo contra o Flu, na noite desta quarta, a meta deve ser novamente batida pelos alvinegros.