O Corinthians está em busca do tetracampeonato da Copa do Brasil, ciente de que enfrentará um grande desafio, especialmente ao jogar fora de casa. Neste domingo, a equipe se encontrará com o Vasco no Maracanã, a partir das 18h (horário de Brasília), para a segunda partida da grande decisão. Após um empate sem gols no primeiro jogo realizado em Itaquera, o Corinthians, sob o comando do técnico Dorival Júnior, precisa reencontrar seu ritmo rapidamente para garantir o título.
Além do desafio em campo, o Alvinegro paulista também tem que superar um tabu de 18 anos na Copa do Brasil. Desde 2007, a equipe visitante que termina a primeira partida empatada não tem conseguido conquistar a competição, com a última vitória nesse cenário ocorrendo quando o Fluminense se sagrou campeão contra o Figueirense. Naquela ocasião, os clubes empataram em 1 a 1 no primeiro jogo, e o Tricolor carioca levou a melhor no confronto de volta, vencendo por 1 a 0.
Dos 14 finais da Copa do Brasil que tiveram empates nos jogos de ida, em nove delas (64,2% do total), o time que se consagrou campeão foi o mandante na partida de volta. Somente em cinco ocasiões (35,8%) a equipe visitante conseguiu levar o título. Desde 2007, todos os campeões que empatavam na ida eram os mandantes da volta, uma tendência que o Corinthians tentará romper.
O Timão tem um bom motivo para acreditar na sua recuperação: as suas três conquistas da Copa do Brasil foram feitas fora de casa. O clube levantou a taça em 1995, 2002 e 2009, e agora tenta acabar com um jejum de 16 anos sem vitórias na competição nacional. Em 1995, o Corinthians venceu o Grêmio no Estádio Olímpico Monumental, em Porto Alegre. Em 2002, empatou em 1 a 1 com o Brasiliense no Serejão, em Taguatinga, e, em 2009, fez 2 a 2 contra o Internacional no Beira-Rio, também em Porto Alegre. Contudo, em todas essas conquistas, o Corinthians soube aproveitar o mando de campo na primeira partida.
Atualmente, o Corinthians se vê em uma situação delicada, precisando se reinventar para erguer novamente a taça da Copa do Brasil, desta vez no Maracanã. Por outro lado, o Vasco busca o bicampeonato e deseja encerrar um jejum de nove anos sem títulos.
No primeiro confronto da final, realizado na Neo Química Arena, as equipes empataram em 0 a 0, mantendo a disputa em aberto. O vencedor do duelo no Maracanã será o campeão. Caso continue o empate no placar agregado, a decisão será nos pênaltis.
O próximo jogo do Corinthians ocorrerá na seguinte data:
Vasco x Corinthians (volta da final da Copa do Brasil)
Data e horário: 21/12 (domingo), às 18h (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)



CONFIRA! Inteligência artificial faz previsão bombástica sobre a final entre Corinthians e Vasco!
CONFIRA! Vidente faz previsão bombástica sobre final entre Corinthians e Vasco!
Novo patrocínio milionário? Corinthians acerta acordo com empresa gigante para a final da Copa do Brasil
Teve briga? Clima esquenta, Hugo intervém e Corinthians busca redenção
Dívida bilionária pressiona o Corinthians, que busca empréstimo milionário para evitar colapso
Qual sua opinião? Sem gols em Itaquera, Diniz vê gramado como fator determinante do jogo
BOMBA: Gigante europeu observa Hugo Souza e Timão admite venda por €15 milhões
Troca bombástica? Cruzeiro quer manter Fagner e Corinthians tenta fazer troca por Gabigol
Gabigol a caminho? Relação de artilheiro com Dorival pode aproximar craque do Corinthians
Mudança de horário? CBF altera horário da final da Copa do Brasil