O Corinthians tem mais gols sofridos do que jogos disputados em 2023, e resolver as fragilidades da defesa é uma das prioridades de Mano Menezes. O técnico tem fama de ser defensivo, mas quer solucionar os problemas sem apelar à retranca.
Mano mantém personalidade na terceira passagem pelo Corinthians
Foram cinco gols sofridos nos três primeiros jogos de Mano, herança de uma temporada marcada pela marcação vulnerável – no total são 65 em 61 jogos neste ano. Cuca e Vanderlei Luxemburgo tiveram mais gols tomados do que partidas no comando do Corinthians, e o atual treinador tenta sair desta lista incômoda ( veja os números mais abaixo ).
Com Luxemburgo o Corinthians variou entre jogos retrancados e outros de gols sofridos em desatenções. Não à toa, os dois retratos mais fiéis da defesa frágil são jogos muito diferentes: a vitória nos pênaltis sobre o Estudiantes após permitir 30 finalizações e o empate em 4 a 4 contra o Grêmio, dias antes de Luxa ser trocado por Mano.
Sob a nova direção foram dois gols tomados na eliminação da Copa Sul-Americana para o Fortaleza, outros dois no clássico contra o São Paulo, e mais um no empate contra o Flamengo. Mano promete melhorar o posicionamento do Corinthians nesta Data Fifa para o time sofrer menos, mas não quer saber de retranca.
Leia mais do Corinthians: + Cadê Fausto Vera? Volante ganha atenção especial de Mano + Conheça o técnico da base que se destaca pelo porte físico + Mata-mata da Libertadores Feminina: veja data e horário
Mano tem missão de tapar os buracos da defesa do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Mano tem missão de tapar os buracos da defesa do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
– Ninguém gosta de ser atacado o tempo inteiro, porque em uma dessas escapadas você toma o gol. É só ver um dos gols que tomamos em Fortaleza (na Sul-Americana): você vai dando tantas chegadas ao adversário que uma hora o gol acontece – comentou Mano Menezes.
Em três passagens pelo Corinthians, ele soma 176 gols de saldo positivo em 250 partidas disputadas e média de gols sofridos inferior a um por jogo – mais precisamente 0,95 por jogo. Foi no clube que Mano ficou amplamente conhecido como técnico defensivo, mas ele agora questiona o rótulo.
– (Contra o Flamengo) Terminamos o jogo com Yuri Alberto, Felipe Augusto, Romero e Pedro em campo, então acho que estou mudando meu DNA. As pessoas confundem uma boa organização defensiva com ser defensivo demais – afirmou na entrevista que deu na noite daquele empate.
Mano Menezes fala bastante durante treino do Corinthians; ouça
– Temos que acompanhar as alterações que o futebol apresenta. Um tempo atrás, ser organizado na defesa dava a condição de construir as vitórias em transições rápidas, mas com o tempo isso ficou pouco. Hoje os times precisam estar organizados para propor o jogo – avisa o técnico alvinegro.
O Corinthians de Mano Menezes tem treinos em dois períodos neste sábado e folga no domingo. A partir de segunda-feira são três dias de trabalho no CT Joaquim Grava para os últimos ajustes antes de visitar o Fluminense no Maracanã, na quinta, pela 27ª rodada do Brasileirão.
Média de gols sofridos pelo Corinthians com os dez últimos técnicos:
*considera somente o período como técnico efetivo e a passagem mais recente de cada um.
Mano Menezes cobra em treino do Corinthians: Quem gosta só de corrida é preparador físico
?? Ouça o podcast ge Corinthians??
+ Assista: tudo sobre o Corinthians na Globo, sportv e ge



PACOTÃO DO TIMÃO: Saiba seis jogadores que poderiam reforçar o Corinthians em 2026
BOMBA: Maycon recusa renovação, deixa o Corinthians e fecha com o Atlético-MG
Corinthians oferece atletas em troca para avançar por Alisson, do São Paulo
Possível reforço? Corinthians realiza proposta por Dória
Corinthians tenta liberar transfer ban para reforçar elenco em 2026
Voltando aos trilhos: Transfer ban derrubado e R$ 81 milhões no caixa animam início do Corinthians
Reforço confirmado!! Em coletiva Marcelo Paz confirma novo reforço para o Corinthians!
BOMBA: Zagueiro rescinde com time turco e pode reforçar o Corinthians
Lamentável: Ex-Corinthians, Cristian Baroni é acusado de agressão pela esposa
Após despedida, Romero defende Yuri Alberto e reforça peso histórico no Timão