8/1/2026 07:42

Corinthians inicia Paulistão desafiando a Ponte Preta, rival em finais históricas estaduais

Corinthians inicia Paulistão desafiando a Ponte Preta, rival em finais históricas estaduais

Apesar das dificuldades financeiras enfrentadas, o Corinthians teve um encerramento de temporada de 2025 bastante positivo. O clube conquistou a taça do Campeonato Paulista no primeiro semestre e também venceu a Copa do Brasil, alcançando assim seu quarto título nesta competição e encerrando o ano com dois troféus.

O primeiro desafio do Timão em 2026 será neste domingo (11), às 16h, contra a Ponte Preta, na Neo Química Arena, marcando a estreia do Campeonato Paulista. Este confronto evoca boas memórias para os corintianos, especialmente na história da competição estadual, onde dos 31 títulos conquistados, três foram obtidos em decisões contra a equipe de Campinas.

A primeira dessas finais ocorreu em 1977, um momento significativo que pôs fim a um longo jejum de títulos do Corinthians, que se estendia desde 1954. Após um desempenho insatisfatório no primeiro turno, o Timão se recuperou ao vencer o segundo turno (Taça Governador do Estado de São Paulo) e se destacou na terceira fase. Enfrentou a Ponte Preta, líder do outro quadrangular, na grande decisão. O primeiro jogo terminou com uma vitória por 1 a 0, graças ao gol de Palhinha. No entanto, na partida seguinte, o Corinthians sofreu uma derrota por 2 a 1, o que levou a um terceiro confronto decisivo. Na final histórica, realizada no Morumbi, o Timão triunfou por 1 a 0, com um gol de Basílio, encerrando assim 23 anos sem conquistas.

Um novo encontro entre os clubes aconteceu em 1979, novamente em uma final, onde após liderar o Grupo A na fase inicial e terminar como segundo no Grupo 1 na fase seguinte, o Corinthians se reencontrou com a Ponte Preta. Nas finais, também disputadas em três partidas, o Timão venceu o primeiro jogo por 1 a 0, com um gol de Palhinha, e depois empatou a segunda partida em 0 a 0. No decisivo terceiro jogo, o Corinthians garantiu a vitória por 2 a 0, com gols de Sócrates e Palhinha, conquistando assim seu 17º título estadual.

A mais recente final entre as duas equipes ocorreu no Campeonato Paulista de 2017. O Corinthians mostrou sua força ao eliminar Botafogo-SP e São Paulo, enquanto a Ponte Preta, vice-colocada do seu grupo, passou por Santos e Palmeiras. A decisão deste encontro foi composta por apenas dois jogos; na primeira partida, realizada no Moisés Lucarelli, o Timão goleou por 3 a 0 com gols de Rodriguinho, que balançou a rede duas vezes, e Jádson. O segundo jogo, realizado na Neo Química Arena, terminou em empate de 1 a 1, com um gol de Ángel Romero, selando mais um título paulista para o Corinthians.

Corinthians segue preparação visando estreia no Paulistão diante da Ponte Preta
Corinthians segue preparação visando estreia no Paulistão diante da Ponte Preta
Corinthians segue preparação visando estreia no Paulistão diante da Ponte Preta


VEJA TAMBÉM
- Desfalques em série desafiam Dorival e mudam o meio do Corinthians
- Voltando aos trilhos: Transfer ban derrubado e R$ 81 milhões no caixa animam início do Corinthians
- Dívida de R$ 41,6 milhões paga: Corinthians derruba transfer ban e libera mercado


258 visitas - Fonte: Tudo Timão

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade