O Corinthians anunciou a chegada do técnico Ramón Díaz e de sua comissão técnica no último dia 10 de julho. Desde então, o treinador tem tido a complicada missão de reverter o quadro crítico do Timão, que se encontra na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. A chegada de Ramón Díaz devolveu um pouco da esperança à Fiel Torcida, uma vez que o argentino já conseguiu ajudar a equipe a somar pontos importantes na Série A e manteve o time vivo, até o momento, na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana. Contudo, um ponto que o técnico ainda busca acertar no Corinthians é a defesa - que, na verdade, vem sendo um problema para o clube desde o início da temporada.
Desde que Ramón assumiu o comando do time, o Alvinegro foi vazado em 78,5% dos jogos. Verdade seja dita: Ramón Díaz tem pouco tempo de casa e vai atrás de promover uma melhora no setor defensivo corintiano. O argentino esteve à beira do gramado para comandar o Timão em 14 partidas neste ano, sendo que o time foi vazado em 11 desses embates. A defesa do Corinthians tem se mostrado bastante instável ao longo do ano e, com o novo treinador, isso não tem sido diferente.
Os únicos três jogos em que a equipe não foi vazada foi contra Fluminense, pelo Brasileirão, e Grêmio (2x), pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Nas demais 11 partidas, o setor defensivo alvinegro sofreu um total de 14 gols. Os confrontos em que a defesa mais foi vazada foram no empate em 2 a 2 contra o Grêmio, pela 19ª rodada da Série A; na derrota por 2 a 1 para o Atlético-MG, pela 20ª rodada; no revés de 2 a 1 para o Red Bull Bragantino, na volta das oitavas de final da Sul-Americana; e em nova derrota de 2 a 1 para o Juventude, no jogo de ida das quartas da Copa do Brasil.
O Alvinegro paulista passou por uma reformulação no elenco no início desta temporada e a defesa também ganhou novas peças. Chegaram os zagueiros Gustavo Henrique, Félix Torres e Cacá, o lateral esquerdo Hugo e Diego Palacios. Já na janela do meio do ano, André Ramalho foi contratado para assumir uma posição de referência. Mesmo com a contratação de novos jogadores, o setor defensivo da equipe ainda se mostra carente de ajustes pontuais para que possa construir uma certa estabilidade - o que pode vir a acontecer nesta reta final de temporada, uma vez que o técnico Ramón Díaz já terá mais conhecimento do time. A defesa corintiana ainda poderia ter sido vazado mais vezes desde a chegada do treinador, mas conta com o goleiro Hugo Souza, que vive grande fase e tem sido peça fundamental do time titular montado pelo argentino.
Agora, o desafio do Corinthians será manter a baliza a zero em seu próximo compromisso, que será decisivo. O Timão recebe o Juventude nesta quarta-feira, às 21h (de Brasília), na Neo Química Arena, no jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. O Alvinegro Paulista precisará ganhar diante de sua torcida se quiser se manter vivo no torneio nacional, uma vez que perdeu o confronto de ida por 2 a 1. O Juventude, então, possui a vantagem do empate. Um empate no placar agregado leva a decisão do semifinalista para os pênaltis.