14/12/2021 08:19

Corinthians e Atlético-MG lideram cotas por exibição na Globo

Corinthians e Atlético-MG lideram cotas por exibição na Globo
Atlético-MG e Corinthians serão os clubes com maiores valores a receber por exibição de jogos na Globo e no SporTV. Os dois times tiveram mais exposição do que outros times na TV Aberta -14 e 15 respectivamente -, e também boa presença na TV Fechada. Os contratos de direitos de transmissão preveem que 30% do total será dividido pelo número de partidas nas duas plataformas.



O time corintiano costuma ficar no topo dos rankings de TV Aberta. Já o Galo foi turbinado pela sua campanha do título Brasileiro. A emissora apostou no time nas rodadas finais, embora, em geral, sem ser em rede nacional.


Foram seguidos por equipes como Fluminense, Grêmio e Internacional em valores de cotas. A Globo priorizou a presença do Flamengo no pay-per-view a partir de determinado momento do campeonato, e isso reduziu suas cotas por exibição.


As cotas por exibição existem desde o contrato do Brasileiro de 2019. Representa uma fatia dos acordos, já que outros 40% são divididos em partes iguais, e outros 30% por posição na tabela.


Para entender o cálculo da cota de cada um, é preciso dar algumas explicações sobre o funcionamento do contrato. Os acordos da Globo foram reajustados em torno de 20% desde que foram assinados. Assim, há um valor global de aproximadamente R$ 216 milhões para distribuição por exibição na TV Aberta, e outros R$ 117 milhões na TV Fechada. É preciso lembrar que o valor pago pelo SporTV será proporcional aos 13 times que tinham contratos de TV Fechada com a emissora em 2021, já que os outros sete assinaram compromissos com a WarnerMedia.


A partir daí, a Globo calcula quantos jogos cada time teve exibido em cada plataforma. O blog fez um levantamento na tabela do Brasileiro da CBF que indica as transmissões. Há imprecisões nesta tabela, embora seja um documento oficial. Um jogo como São Paulo x Athletico, por exemplo, foi transmitido em TV Aberta e não consta no documento. Mas, no geral, a tabela revela o número aproximado de cada time.


Cada jogo na TV Aberta vale pouco menos de R$ 1,4 milhão para cada time, e na TV fechada, em torno de R$ 750 mil. Para se obter esse número, é preciso dividir o valor do contrato destinado à exposição pelo total de jogos naquela plataforma. No caso da TV Aberta, constam 78 jogos. Então cada partida vale R$ 2,8 milhões e metade vai para cada time.


Pois bem, o Corinthians teve 15 jogos na TV Aberta, e outros 11 no SporTV pela tabela. Já o Atlético-MG somou 14 partidas na TV Aberta e outras 16 na TV fechada. Foi o time com maior número de jogos fora do Premiere, com 30. Com isso, o Galo terá uma cota de R$ 31,6 milhões, enquanto os corintianos ficarão com R$ 29,2 milhões.


Na TV Aberta, o Fluminense foi o terceiro time com maior exibições, em um total de 13. Foi seguido por Flamengo e Palmeiras.


Inter e Grêmio, no entanto, tiveram forte presença no SporTV e, por isso, tiveram suas cotas turbinadas. No caso gremista, isso servirá para amenizar a falta de cota por posição já que foi rebaixado. Clubes que tinham contratos com a WarnerMedia - como Santos, Palmeiras e Bahia - não recebiam cotas da Globo de TV fechada.



Lembremos sempre que há imprecisões na tabela da CBF em relação aos confrontos efetivamente exibidos. E as cotas por jogo foram aproximadas, por isso, a soma será um pouco maior do que o total do contrato.

#corinthians #timao #alvinegro #atleticomg #globo #cotas


VEJA TAMBÉM
- Clima hostil? Corinthians enfrenta recepção em Belo Horizonte em clima de pressão da Fiel
- Estadio definido? Federação anuncia onde será o jogo de volta da final do Paulistão feminino entre Corinthians e Palmeiras
- Garro no banco? Dorival faz mudanças surpreendentes na escalação da semifinal! Confira


1161 visitas - Fonte: Uol Esportes

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade