9/8/2020 17:51

Análise: vice machuca a Fiel, mas celebra retomada e expõe carências no elenco

Timão perdeu Paulistão na disputa de pênaltis contra o Palmeiras

Análise: vice machuca a Fiel, mas celebra retomada e expõe carências no elenco
É claro que um vice-campeonato tem gosto amargo, mas o Corinthians renasceu na temporada.



LEIA TAMBÉM: Tiago Nunes analisa perspectivas do Corinthians para o Brasileirão-2020


Eliminado na pré-Libertadores e com uma campanha de time ameaçado pelo rebaixamento no Paulistão no primeiro semestre, a equipe voltou com outra cara após o período de pausa no futebol e emendou seis jogos de invencibilidade.

Foi de eliminado a vice-campeão em 17 dias. E perdeu o título no detalhe, em cobranças de pênalti.

É um fato e ninguém pode negar: o Corinthians foi mais longe do que qualquer um imaginava. O próprio presidente Andrés Sanchez chegou a provocar em seu Twitter no dia da classificação para a final ao dizer que teria "gente com dificuldade de explicar". Realmente, foi uma vitória contra a lógica.

Mérito do técnico Tiago Nunes, que soube dar um passo atrás, remodelar seus pensamentos e adequá-los às peças disponíveis, e dos próprios jogadores, que formaram um time seguro, raçudo, frio e com efetividade nos momentos de decisão. Para um torneio de tiro curto, quase funcionou.

Antes um time feito para atacar e bastante exposto na defesa, o Corinthians se tornou uma equipe que leva poucos gols. Foi apenas um em seis jogos, o do empate por 1 a 1 contra o Palmeiras neste sábado.

O que não está ajustado é o desempenho ofensivo. O time até cria duas ou três boas chances por partida, mas é pouco. Em três jogos, gols em chutes de Éderson maquiaram esse problema.

Um tetracampeonato, aliás, também poderia esconder outras questões de lacunas no grupo.

O elenco, por exemplo, precisa urgentemente de um bom jogador de beirada de campo. Se a coisa estava ruim em 2019 com Clayson, ficou muito pior com Everaldo e Janderson nesta temporada. Léo Natel ainda será testado por ali no Brasileirão. Mas faltam jogadores mais consolidados.

Tiago conseguiu arrumar sua zaga com Danilo Avelar. Conseguiu ajustar sua lateral esquerda com Carlos Augusto. Fechou a casinha com Gabriel no meio-campo. Preencheu a lacuna aberta na esquerda com Mateus Vital. Mas, ao olhar para o banco, as carências ficam bem evidentes.

Tanto que, nos dois jogos das finais do Paulistão, o técnico não conseguiu melhorar a dinâmica do time com alterações. No sábado, entraram Everaldo, Araos, Cantillo, Michel Macedo (pela lesão de Fagner) e Sidcley. O gol de empate até foi achado, mas não por uma jogada construída.

Prestes a entrar num Campeonato Brasileiro de 38 rodadas de alto nível, sem muito tempo para treinar e jogos em sequência até o início de 2021, a sensação é de que vai faltar material humano.

Com problemas financeiros para resolver na reta final de sua gestão, a diretoria terá de ser bastante assertiva nas poucas contratações que fará. Isso se não tiver de fazer mais vendas, como a do lateral-esquerdo Carlos Augusto para o futebol italiano, algo cada vez mais próximo de acontecer.

Tiago Nunes, por sua vez, precisa recuperar a confiança do elenco e seguir num trabalho diário de descobertas de solução. Ele provou neste Paulistão que consegue achá-las onde poucos olham.



Para a torcida, a palavra é paciência. Quem sabe o time não renasce outra vez a qualquer momento?


Corinthians, Análise, Dérbi, Final, Elenco, Torcida, Tiago Nunes, Timão


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude
- Corinthians e Atlético-MG empatam na estreia do Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Atlético-MG









2418 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Sebastiao Godoi     

Se pegar luan Ramiro Michel Macedo Everaldo aros janderson e jogar no Rio Tietê tudo bosta

Michel Macedo não pelo amor de Deus , é muito ruim poe o Uruguaio na lateral e manda essa coisa embora.

Na minha umilde opinião o Corinthians tem quê contratar umas três peças um centro avante pra lugar de bosele,um ponta rapido soteldo,e um meia de criação bem rapido diego.

Vai naser mais lombriga igual o Luan e outra chega de conversar cara

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade