26/9/2019 08:51

[ANÁLISE] Corinthians repete erros da Copa do Brasil e dá adeus a título inédito

Timão repete enredo de queda na Copa do Brasil em semifinal da Copa Sul-Americana

[ANÁLISE] Corinthians repete erros da Copa do Brasil e dá adeus a título inédito
Um time valente, que criou boas chances de gol mesmo jogando fora de casa, pagou o preço pela derrota na partida de ida e, embora eliminado, saiu de cabeça erguida. A introdução desta análise poderia ser sobre a eliminação do Corinthians para o Flamengo na Copa do Brasil, mas trata de uma nova queda, desta vez na semifinal da Copa Sul-Americana para o Independiente del Valle, do Equador.

Três meses depois da derrota no Maracanã, o Timão repetiu o enredo em Quito e deu adeus ao sonho do título continental inédito, que representaria muito ao clube em termos financeiros e desportivos.

Há pontos positivos a serem destacados no empate em 2 a 2 com Independiente del Valle - e este texto irá abordá-los - mas urge ao Corinthians aprender com os erros e evoluir se quiser terminar o ano dignamente, entre os primeiros do Brasileirão.

E isso não se refere só à (falta de) concentração e mesmo organização nas derrotas em Itaquera nos dois mata-matas citados. Há outros pontos problemáticos que atormentam a equipe desde o começo do ano e não são corrigidos.

A dificuldade para enfrentar times que priorizam a posse da bola é um deles. O Corinthians sofreu diante do Santos, tendo sido derrotado duas vezes pelo rival no ano; do Fluminense, adversário contra quem só conseguiu um ponto em três jogos na temporada; e agora do Del Valle.

Embora haja evolução ofensiva depois da Copa América, o Timão ainda está longe de ser um time envolvente. Pelos jogadores que tem, poderia criar mais.

Para buscar uma vitória por dois gols de diferença no Equador, Carille decidiu arriscar e promoveu muitas mudanças na equipe, algo que não é habitual em seu trabalho. Várias vezes contestado por seu pragmatismo, o técnico foi bem ao buscar alternativas técnicas e táticas, embora nem todos tenham gostado da escalação e das mudanças feitas por ele no segundo tempo ("por que Mateus Vital não jogou?" ou "pra que colocar mais um volante no fim?" foram algumas das contestações da Fiel nas redes sociais).

O comandante alvinegro apostou em uma equipe mais forte fisicamente e experiente, com média de idade de 29,9 anos. O Timão perdeu velocidade, mas ganhou mais presença de área e poder de fogo na bola aérea.

O Corinthians começou no 4-1-4-1, que variava para 4-3-3, com Love aberto pelo lado esquerdo. Depois, porém, o camisa 9 foi puxado para o meio, próximo a Boselli. Ramiro também recuou um pouco mais para ajudar Ralf na saída de bola. Formou-se um 4-2-3-1 ou 4-4-2, como na ilustração abaixo:

Não foi um primeiro tempo brilhante, mas bastante eficiente do Corinthians. O time da casa trocava passes em seu próprio campo para tentar desgastar os brasileiros a quase 3 mil metros de altitude, mas o Timão também soube ler o jogo. Roubando a bola na intermediária e saindo em velocidade, a equipe abriu o placar e só não fez o segundo porque Love parou no travessão.

Quando o intervalo veio, a sensação era de que a classificação, antes improvável, era bem possível. Porém, o ritmo do segundo tempo foi abaixo, talvez pelo desgaste físico da equipe. Há que se reconhecer também a qualidade dos equatorianos, extremamente rápidos e letais nos contra-ataques, como já havia sido visto em Itaquera

Com o passar do tempo, Carille foi lançando o time para frente e, consequentemente, oferecendo mais espaços ao adversário. O Corinthians passou a fazer um jogo que não está acostumado e, apesar da entrega e da coragem, não conseguiu evitar a queda na Sul-Americana.

Ligado, raçudo e com alternativas técnicas e táticas, o Timão entregou no Equador o que sua torcida pede e pagou o preço da atuação pífia no duelo de ida. Ponderar as coisas boas apresentadas em Quito não significa ignorar todos os problemas da temporada. O Corinthians ainda pode mais e tem lições a tirar desta nova eliminação. Se tivesse feito isso após a derrota na Copa do Brasil, talvez as coisas tivessem sido diferentes na última quarta-feira.


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









2820 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Flavio Saraiva     

Não foi erro...o time é fraquinho...e o presidente...tem volta de onde ele estava...vai fazer um bem pra Corinthians...incompetente...!!

De q adianta, o Sr Fábio Caralho não aprende, toda vez que entra em mata mata e não consegue vencer ou ao menos empatar, aliás empate o Fábio Caralho gosta desse resultado, bom voltando aí não consegue seu resultado e no segundo jogo aí resolve atacar e jogar algo que não gosta muito!!!

Queila Gomes     

Esse carille tem de ir embora o mostra o futebol sem retranca joga para cima

Resumindo um time 8 x mais barato que o do Corinthians , cheio de jogadores jovens e um treinador que deu um baile em nosso jogadores e treinador facil de explicar ! Quando eu vejo um treinador como Carile sem um pouco respeito pelo adversário eu sinto vergonha ,pois ele sempre foi um cara com os pés no chão , hoje ja se acha o melhor do Brasil ! Parabéns ganhou três paulista e um brasileiro , verdade mais nessa época era quando ele ainda tinha os pés no chão era amigo dos jogadores , não tinha essa de treino fechado , falava com os repórteres ! Sinto falta desse treinador que nos trouxe tantas alegrias ,mais que devido sua ida para Arábia saudita mudou muito ! Hoje vemos um Time perdido em campo jogadores que não sabem nem qual é sua posição em campo. Desculpa mais esses jogadores que estão no Corinthians não tem a mínima ideia de a onde eles estão jogando , precisamos de jogadores de qualidade e não quantidade , foram 15 contratações esse ano e ainda não temos um Time pronto , disseram que a para da copa América seria o tempo certo para o time encaixar , mais até agora nada ! Esta na jora dessa diretoria dar uma resposta positiva para sua torcida ! Chega de desculpa, reclamações de jogadores que são jovens de mais para estar com a camisa do Corinthians e que dois centroavante não podem jogar juntos estamos cansados de ser enganados por todos que estão no Corinthians! A culpa e todos vcs que estão ai e não fazem nada para mudar ! Parabéns mais uma eliminação para nós e menos dinheiros para cofre!

Sérgio Di Souza     

Carille não colocou Vital por covardia, tentando punir o moleque por nao ter engolido o fato do técnico o ter responsabilizado, juntamente co Pedrinho, pela derrota em Itaquera. Isso mostra a falta de caráter e a deficiência desse safado que por pura covardia, deixa Vital de fora de um jogo onde o mesmo seria fundamental. Covarde. Fraco!!!o

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade