Augusto Melo é presidente do Corinthians desde janeiro – Foto: Divulgação / Jogada10
O Conselho Deliberativo do Corinthians votará, nesta segunda-feira (2), o impeachment do presidente Augusto Melo. Dessa forma, será um dos dias mais importantes na história da política do Timão. O pleito está marcado para às 15h (de Brasília), no Parque São Jorge, a sede social do Alvinegro. A votação, vale lembrar, seria na quinta-feira (28/11). No entanto, ela o presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians, Romeu Tuma Júnior, adiou após uma reunião com a Polícia Militar. Afinal, a sede do Timão estava aberta para sócios e, inclusive, recebeu um jogo de basquete. Já nesta segunda, o Parque São Jorge ficará aberto para conselheiros.
Augusto Melo foi eleito presidente para o triênio 2024/2026. Ele passará pelo processo de impeachment por conta da condução do processo do ex-patrocínio da VaideBet. A relação entre Corinthians e a patrocinadora começou a estremecer em maio, em razão de notícias envolvendo uma suposta irregularidade no repasse da comissão pela intermediação do acordo entre a casa de apostas e o clube.
A votação será feita no modelo de maioria simples. Ou seja, contando apenas os conselheiros que compareceram. Exemplo: se apenas 60 forem, o impeachment seguirá com 31 votos favoráveis, mesmo que todos os que não votaram sejam contra. Caso o Conselho Deliberativo aprove o impeachment, o processo seguirá para a votação dos associados.
O presidente do Corinthians postou uma carta aberta na última semana citando pontos positivos da sua gestão, como os pagamentos em dia e o "projeto Memphis". Inclusive, Melo conta com apoio significativo de boa parte do elenco. Além disso, Melo se apega à boa fase do Corinthians, que venceu os últimos sete jogos do Brasileirão. Assim, afastou qualquer chance de rebaixamento e já até se aproxima de uma vaga na Libertadores-2025. Por outro lado, o Timão foi eliminado por Flamengo e Racing nas Copas do Brasil e Sul-Americana, respectivamente. Outro impeachment à vista? Na última semana, o Conselho de Orientação Fiscal (CORI) pediu mais um processo de impeachment de Augusto Melo, já aceito pelo Conselho Deliberativo. Desta vez, a argumentação é de que o mandatário do Corinthians não apresentou algumas contas auditadas referentes ao segundo semestre deste ano. Esta nova eleição, porém, ainda não tem data marcada. Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.



Corinthians domina seleção da Copa do Brasil com sete jogadores
BOMBA: Liverpool avalia proposta por Memphis Depay, atacante do Corinthians
Vai ficar? Shaktar Donestsk estabelece valor milionário para vender ídolo do Corinthians
Barca de saídas! Corinthians não renova com jogadores e estão de saída ao fim do ano
Memphis cobra diretoria após título e expõe crise profunda nos bastidores do Corinthians
Memphis de volta a Europa? Gigante Europeu quer contratar estrela do Corinthians para 2026
Corinthians ironiza Vasco nas redes e transforma fotógrafo em “Gustavo Vice”; Entenda
BICHO HISTÓRICO: Corinthians surpreende elenco e divide quase metade da premiação da Copa do Brasil
Adeus! Corinthians anuncia saída de executivo de futebol Fabinho Soldado
Preço definido! Corinthians estabelece valor milionário por Breno Bidon após interesse do Atlético de Madrid esfriar