A temporada de 2025 foi repleta de emoção no futebol brasileiro, destacando-se pela intensa rivalidade nos clássicos. O cenário se intensificou com a lamentação de Hernán Crespo, que expressou a frustração da torcida do São Paulo ao perder em um dos confrontos mais esperados do ano. Celebrar títulos é, sem dúvida, um momento de alegria, mas vencer os rivais ilumina ainda mais a conquista, tornando o ano memorável.
O levantamento de desempenho nos clássicos revelou que Flamengo e Ceará lideraram o ranking das vitórias em 2025. O Flamengo se destacou com oito vitórias, sendo as principais vítimas o Botafogo e o Vasco, que mais perderam para o rubro-negro. No ranking das vitórias, o Corinthians seguiu na sequência com sete triunfos, enquanto Ceará, Bahia e Cruzeiro encerraram a lista com três, dois e dois, respectivamente.
No Rio Grande do Sul, Grêmio e Internacional apresentaram um desempenho idêntico nos clássicos, com cada um vencendo uma partida e empatando em três ocasiões. A diferença ficou por conta do saldo de gols, com o Colorado marcando sete vezes contra seis do Imortal.
O Ceará, por sua vez, demonstrou domínio sobre o Fortaleza, conquistando o melhor aproveitamento em clássicos do ano, com 73,33% de eficácia. Esta impressionante estatística se deve a três vitórias e dois empates contra seus rivais. Em seguida, o Flamengo assegurou o segundo melhor aproveitamento, com 69,05%. A lista dos melhores aproveitamentos conta ainda com Corinthians, Bahia e Cruzeiro, que tiveram desempenhos acima dos 50%.
Apesar de sua superioridade em vitórias, o Flamengo não conseguiu um aproveitamento ainda melhor que o do Ceará, em função da derrota para o Fluminense, que poderia ter mudado o cenário. Por outro lado, o Fluminense, Santos, São Paulo e Vasco se destacaram negativamente por serem os times que mais perderam clássicos, cada um somando seis derrotas.
A competição pelos títulos estaduais também evidenciou a rivalidade entre os clubes. No estado da Bahia, o Bahia liderou com um aproveitamento de 53,33%, enquanto o Vitória teve um desempenho inferior. Em Minas Gerais, o Cruzeiro garantiu a primeira posição no ranking estadual, enquanto o Atlético-MG ficou atrás.
No Rio de Janeiro, o Flamengo consolidou sua força com um aproveitamento de 69,05%, seguido por Fluminense, Botafogo e Vasco no ranking de clássicos. Já no Rio Grande do Sul, Internacional e Grêmio apresentaram números iguais, mas com saldo de gols diferente.
O ano de 2025 ainda será lembrado pelo recorde de clássicos desde 2011, com um total de 71 confrontos. O aumento de embates entre rivais cria uma expectativa ainda maior para os torcedores e promete aquecer as rivalidades nas próximas temporadas.



SAFiel apresenta proposta bilionária para transformar o Corinthians em SAF
Corinthians tem 10 jogadores com contrato até 2026; diretoria avalia renovações e saídas
Atacante do Atlético-MG revela interesse do Corinthians em sua contratação!
"Muito corintiano": esposa de Gabriel Magalhães revela sonho do zagueiro em jogar pelo Corinthians
Fenerbahçe monitora André e Corinthians pode receber proposta da Turquia
SAFiel lança site e apresenta proposta bilionária para salvar clube da crise
RETORNO! Após dois meses fora, meio-campista do Corinthians volta a campo
Corinthians vota expulsão de 12 conselheiros e caso da invasão ao Parque São Jorge volta à pauta
Corinthians recusa proposta milionária da Europa por Gui Negão e segura atacante.
12 jogadores podem deixar o Corinthians ainda em 2026; entenda e veja quem são