5/2/2017 08:36
Análise: defesa sustenta Corinthians, mas reformulação demanda paciência
Com Pablo e Gabriel, setor demonstra ter recuperado segurança em vitória sobre o São Bento com desempenho apenas regular do time na estreia do Paulista de 2017
Início de temporada, gramado encharcado, equipe reformulada... Há diferentes explicações, todas válidas, para o desempenho apenas regular do Corinthians contra o São Bento, na vitória por 1 a 0, em Sorocaba, na estreia das equipes no Campeonato Paulista desta temporada.
O mantra no Parque São Jorge deve ser "paciência". Justamente o que faltou em 2016 quando as vitórias rarearam depois da saída de Tite, e a diretoria apostou em ineficazes trocas de técnicos: Fábio Carille, como interino, depois Cristóvão Borges e Oswaldo de Oliveira.
Carille tem um plano, mas ele precisa de tempo para que as coisas engrenem – e terá um bom reforço quando Jadson puder ser utilizado, provavelmente apenas em março.
Moisés voa em Sorocaba após dividida de bola: lateral firme na defesa (Foto: Marcos Ribolli)
A defesa parece ser o suporte da reformulação corintiana. Com o reforço do zagueiro Pablo, do lateral Moisés e do volante Gabriel, além de Cássio, Balbuena e Fagner, mantidos no time, o setor indica ter retomado a segurança que perdeu no Brasileiro de 2016. Foram quatro jogos (três amistosos) e apenas um gol sofrido (Vasco, no Torneio da Flórida) em 2017.
Em Sorocaba, o São Bento só apertou depois do gol de Jô, aos 9 minutos do segundo tempo. Cássio fez boa defesa em chute de Marcelo Cordeiro, Magrão chegou atrasado em cruzamento perigoso, Itaqui assustou em falta cobrança de falta. Nada que manchasse a atuação defensiva alvinegra.
O ataque promete dar mais trabalho a Carille. A formação não deve mudar nos próximo jogos, com Marlone pela esquerda, Jô no centro e Giovanni Augusto na esquerda. Na estreia do Paulista, Rodriguinho esteve apagado e falhou no papel de articulador.
Foram poucas chances e um gol marcado em pênalti que gerou reclamações dos atletas do São Bento. Jô caiu dentro da área numa disputa com Pitty. Não fica claro se o movimento do jogador sorocabano foi suficiente para derrubar o atacante corintiano.
Espera-se uma melhora da equipe na próxima quarta-feira (8), contra a Caldense, pela Copa do Brasil. Carille terá que superar as armadilhas dessa partida. O duelo em jogo único é eliminatório, de cara. Fora de casa, em Poços de Caldas (MG) o Corinthians joga pelo empate para passar à segunda fase, de acordo com as novas regras do torneio.
Uma derrota e uma eliminação, aparentemente improváveis, podem atrapalhar os planos de quem espera paciência da diretoria e das arquibancadas de Itaquera.
VEJA TAMBÉM
- Mudanças nos bastidores? Após saída polêmica de Fabinho Soldado Corinthians prepara mudanças internas
- Na frente de rivais! CBF divulga ranking de clubes de 2025 e Corinthians fica atras apenas de Flamengo
- Critérios definidos? Osmar Stabile procura novo diretor executivo de futebol e define critérios para cpntratação
2781 visitas - Fonte: Globo Esporte
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas
time ridículo se fosse um clássico nós teríamos levado era uma goleada, os meninos da copinha so subiram para treinar com esses galo velho ai que nao joga nada. Como que esse treinador que so vai durar o campeonato paulista e olhe la, deixa de escrever no paulista, pedrinho,Mantuan e principalmente o Carlinhos q e artilheiro,tem faro de gol, nao e como jo que cava penalty nao, ele pois pra dentro dá rede de todos os jeitos. A torcida tem que protestar isso aí pois pelo menos o Carlinhos não podia ficar de fora. Vc vai cair Carille, os meninos dá copinha que ia te segurar mais vc ignorou eles
O Pablo é bom e com isso cresceu o jogo do Balbuena, Moisés também está bem, Fagner, Gabriel tá tubo beleza