13/10/2014 11:29
37 anos da quebra do tabu: como era e o que aconteceu no Brasil em 1977
O ano de 1977 foi marcante em outros aspectos para o Brasil
Há 37 anos, o Brasil era muito diferente do atual. O país ainda vivia sob a ditadura militar, mas o presidente da época, Gen. Ernesto Geisel, fazia um governo menos rigoroso e que iniciou a abertura política que levou a nação, alguns anos depois, à democracia.
Ainda assim, em 1977, houve momentos de tensão, como no dia 1º de abril, em que o presidente fechou o Congresso Nacional, buscando a reforma política e a reforma do Judiciário. Foi o que aconteceu no dia 14 de abril, com a Emenda Constitucional nº 8, que reabriu o Congresso.
Com esta emenda, os mandatos de Presidente da República passaram a durar seis anos; governadores seriam eleitos indiretamente por um colégio – barrando, dessa forma, a primeira eleição direta para governadores, que aconteceria em 1978 –; um em cada três senadores seria eleito indiretamente; reduziu de 2/3 para maioria simples o quórum para aprovação de emendas constitucionais, entre outras medidas.
Não houve nota, documento ou pronunciamento do presidente Geisel sobre as mudanças. Na época, o assessor de imprensa do Planalto justificou dizendo que uma explicação a respeito “seria motivo para muito debate”.
O ano de 1977 também foi marcante em outros aspectos para o Brasil, que tinha o cruzeiro como moeda. O divórcio foi regulamentado, após o presidente Geisel sancionar a lei no dia 26 dezembro. Antes, no dia 11 de outubro, foi criado o estado do Mato Grosso do Sul.
Na literatura, 1977 representou a eleição da primeira mulher na Academia Brasileira de Letras, a escritora Rachel de Queiroz, autora de obras como “O quinze” e “Memorial de Maria Moura”. Já Jorge Amado lançou há 37 anos o romance Tieta do Agreste, uma das obras mais vendidas do autor baiano.
Para a televisão, dois programas que foram marcantes tanto para crianças e adultos estrearam em 1977: Os Trapalhões e Sítio do Picapau Amarelo. Naquele ano, também chegava aos cinemas o primeiro filme da série “Guerra nas Estrelas”, de George Lucas.
Foi um ano de mudanças e novidades que ficaram marcadas na vida de muitos. Na dos corinthianos, é fato: nada superou aquele evento no Morumbi no dia 13 de outubro.
VEJA TAMBÉM
- OBSESSÃO! Dirigente do Timão quer Helinho a todo custo e tenta convencer clube mexicano!
- Corinthians abrirá processo contra ex-presidente por uso indevido de cartão corporativo
- BASTIDORES QUENTES! Corinthians se revolta após parecer da CBF sobre lance com Cacá!
4044 visitas - Fonte: Agência Corinthians
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas