O Corinthians se despede do Campeonato Brasileiro de 2025 neste fim de semana, buscando reencontrar a vitória diante do já rebaixado Juventude. A partida será realizada às 16h (de Brasília) deste domingo, na Neo Química Arena, representando a 38ª e última rodada da competição nacional. Os comandados do técnico Dorival Júnior almejam dar uma resposta à torcida após uma sequência negativa de três jogos sem vencer. Para isso, têm ao seu lado um retrospecto positivo como mandante contra o Juventude, com mais de 20 anos de invencibilidade em casa.
Desde 2004, o Corinthians não perde para o Juventude jogando em casa, com a última derrota ocorrendo em 2 de outubro daquele ano, quando o Alvinegro paulista, sob o comando de Tite, foi superado por 2 a 1 no Pacaembu, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Desde então, o Timão soma 21 anos de invencibilidade, com um total de oito partidas, sendo cinco vitórias e três empates, representando um aproveitamento de 75%. Ao todo, foram 17 gols marcados e oito sofridos nesse período.
Um dos jogos mais memoráveis entre Corinthians e Juventude ocorreu no Campeonato Brasileiro de 2006, quando o time corintiano venceu o rival gaúcho por 5 a 3 em uma partida emocionante no Pacaembu. Naquela ocasião, Edson Sitta, Roger (duas vezes), Marquinhos Silva e Amoroso foram os responsáveis pelos gols do Timão, enquanto Cristiano Tiririca (também duas vezes) e Marcel marcaram para o Juventude. Em 2008, as duas equipes se enfrentaram pela Série B do Brasileirão, com o Corinthians derrotando o Juventude por 2 a 0, num momento marcado pelo rebaixamento do Alvinegro.
O último encontro entre as equipes ocorreu na Copa do Brasil de 2024, onde o Corinthians, após ter saído em desvantagem no primeiro jogo das quartas de final, virou o placar e venceu o Juventude por 3 a 1 na Neo Química Arena, avançando para as semifinais com um agregado de 4 a 3.
A situação do Juventude fora de casa é alarmante, e isso anima o Corinthians, que busca encerrar o torneio com uma vitória diante de sua torcida. O Jaconero é o segundo pior visitante da competição, com 13 derrotas e apenas três vitórias, apresentando um aproveitamento de 20,3%. Além disso, a equipe possui a segunda pior defesa da Série A, com 68 gols sofridos em 37 jogos, ficando apenas atrás do Sport, que também já foi rebaixado.
Na tabela, o Corinthians ocupa a décima colocação, com 46 pontos. Apesar de não brigar mais por uma vaga na Libertadores, a equipe pode garantir a classificação à Copa Sul-Americana. O Juventude, por sua vez, já está rebaixado há duas rodadas e se encontra na vice-lanterna, com 34 pontos, nove a menos que o Fortaleza, que é a primeira equipe fora do Z4.
O próximo confronto do Corinthians será contra o Juventude na 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, com a data marcada para 7 de dezembro, e o local da partida será na Neo Química Arena, em São Paulo (SP). Após este jogo, o Alvinegro enfrentará o Cruzeiro no jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil, no dia 10 de dezembro, no Mineirão, em Belo Horizonte (MG).



Corinthians feminino no Mundial!! Saiba onde assistir As Brabas!
Não deve vir? Corinthians vê esfriar negociação por jovem e pode desistir do atacante em impasse
Corinthians prepara jovem talento para a vaga deixada por Tchoca
Corinthians x Bahia: onde assistir
Regulamento veta Alisson no Paulistão mesmo após acordo com Corinthians
Vidente faz previsão sobre jogo do Corinthians contra o Santos
Corinthians projeta ataque com Memphis e Yuri para estreia no Brasileirão
Ídolo do Corinthians, Romero fica perto de acerto com gigante argentino
Gigante europeu monitora Hugo Souza, do Corinthians
Velo Clube x Corinthians; Saiba onde assistir!