O Corinthians se despede do Campeonato Brasileiro de 2025 neste fim de semana, buscando reencontrar a vitória diante do já rebaixado Juventude. A partida será realizada às 16h (de Brasília) deste domingo, na Neo Química Arena, representando a 38ª e última rodada da competição nacional. Os comandados do técnico Dorival Júnior almejam dar uma resposta à torcida após uma sequência negativa de três jogos sem vencer. Para isso, têm ao seu lado um retrospecto positivo como mandante contra o Juventude, com mais de 20 anos de invencibilidade em casa.
Desde 2004, o Corinthians não perde para o Juventude jogando em casa, com a última derrota ocorrendo em 2 de outubro daquele ano, quando o Alvinegro paulista, sob o comando de Tite, foi superado por 2 a 1 no Pacaembu, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Desde então, o Timão soma 21 anos de invencibilidade, com um total de oito partidas, sendo cinco vitórias e três empates, representando um aproveitamento de 75%. Ao todo, foram 17 gols marcados e oito sofridos nesse período.
Um dos jogos mais memoráveis entre Corinthians e Juventude ocorreu no Campeonato Brasileiro de 2006, quando o time corintiano venceu o rival gaúcho por 5 a 3 em uma partida emocionante no Pacaembu. Naquela ocasião, Edson Sitta, Roger (duas vezes), Marquinhos Silva e Amoroso foram os responsáveis pelos gols do Timão, enquanto Cristiano Tiririca (também duas vezes) e Marcel marcaram para o Juventude. Em 2008, as duas equipes se enfrentaram pela Série B do Brasileirão, com o Corinthians derrotando o Juventude por 2 a 0, num momento marcado pelo rebaixamento do Alvinegro.
O último encontro entre as equipes ocorreu na Copa do Brasil de 2024, onde o Corinthians, após ter saído em desvantagem no primeiro jogo das quartas de final, virou o placar e venceu o Juventude por 3 a 1 na Neo Química Arena, avançando para as semifinais com um agregado de 4 a 3.
A situação do Juventude fora de casa é alarmante, e isso anima o Corinthians, que busca encerrar o torneio com uma vitória diante de sua torcida. O Jaconero é o segundo pior visitante da competição, com 13 derrotas e apenas três vitórias, apresentando um aproveitamento de 20,3%. Além disso, a equipe possui a segunda pior defesa da Série A, com 68 gols sofridos em 37 jogos, ficando apenas atrás do Sport, que também já foi rebaixado.
Na tabela, o Corinthians ocupa a décima colocação, com 46 pontos. Apesar de não brigar mais por uma vaga na Libertadores, a equipe pode garantir a classificação à Copa Sul-Americana. O Juventude, por sua vez, já está rebaixado há duas rodadas e se encontra na vice-lanterna, com 34 pontos, nove a menos que o Fortaleza, que é a primeira equipe fora do Z4.
O próximo confronto do Corinthians será contra o Juventude na 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, com a data marcada para 7 de dezembro, e o local da partida será na Neo Química Arena, em São Paulo (SP). Após este jogo, o Alvinegro enfrentará o Cruzeiro no jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil, no dia 10 de dezembro, no Mineirão, em Belo Horizonte (MG).



BOMBA: Corinthians negocia com Caixa e mira naming rights como solução para dívida bilionária
Fortaleza x Corinthians: onde assistir
BOMBA: Corinthians recebe investidas da Europa por Gui Negão; Bologna faz oferta inicial
Mais dívidas: Corinthians sofre novo baque financeiro e segue proibido de registrar reforços
Naming rights e refinanciamento: Corinthians busca acordo com a Caixa para quitar a Arena
Corinthians e Criciúma se enfrentam na Copinha feminina; Saiba onde assistir o confronto
GOLLLL DO TIMÃO! O Corinthians diminui o placar; Confira o gol
Idolo manda recado para o Timão? Cassio fala sobre semifinal contra o Corinthians
DESFALQUE: Matheuzinho é baixa confirmada para o Corinthians na Arena Castelão
Garro alcança recorde no Timão e se torna o argentino que mais atuou pelo clube