Dorival Júnior estreou no comando do Corinthians nesta quarta-feira. O ex-treinador da seleção brasileira dirigiu o time contra o Novorizontino, no estádio Jorge Ismael de Biasi, no duelo de ida pela terceira fase da Copa do Brasil. Neste início de trabalho, o comandante busca dar respostas rápidas para questões que o time enfrentou nas últimas semanas.
Durante a entrevista coletiva, Dorival respondeu sobre os primeiros pontos a se trabalhar. O treinador não deve promover grandes mudanças neste momento, seguindo parte do legado deixado pela família Díaz. Entretanto, alguns aspectos devem ser trabalhados em breve pelo novo comandante corintiano, que assinou contrato até o fim de 2026.
O primeiro ponto no dia a dia do CT Joaquim Grava é a blindagem do elenco. Dorival chega ao clube em um momento de crise política e de gestão, simbolizada pela reprovação das contas do primeiro ano de Augusto Melo, em votação no Conselho Deliberativo. Neste contexto entra a necessidade de recuperar a confiança e o padrão da equipe, perdido nas últimas semanas, segundo rápido diagnóstico do treinador.
Em 2025, o sistema defensivo do Corinthians apresenta problemas estruturais. Dorival quer um trabalho ainda mais coletivo de marcação, a fim de recuperar rapidamente a segurança do setor para evoluir o time nas primeiras semanas de trabalho.
Dorival Júnior foi bem claro na primeira entrevista no comando do Corinthians: não pediu contratações. O objetivo é trabalhar com o atual elenco, recuperando inclusive atletas em baixa. Nomes como Félix Torres, Igor Coronado e Héctor Hernández são alguns dos alvos.
Ramón e Emiliano Díaz sofreram na reta final do trabalho com a ausência de Rodrigo Garro. O objetivo é encontrar alguém ou uma forma de compensar a falta do camisa 8. Igor Coronado, outro meia-atacante do elenco, é a primeira opção para suprir a ausência.
Um dos pontos de críticas ao trabalho de Ramón Díaz era a pouca atenção a atletas das categorias de base. Diante da crise financeira do clube, Dorival não hesitará em usar os jogadores formados na base.