O empate sem gols com o Deportivo Cali pode ter tido gosto amargo para o Corinthians, que criou inúmeras chances para balançar as redes e as desperdiçou, mas fez o clube alcançar uma marca que não era atingida há mais de um ano. Com o 0 a 0 da última quarta-feira, o Timão conseguiu completar três jogos sem ser vazado.
Antes, a equipe comandada por Vítor Pereira já tinha passado ilesa nas vitórias sobre Boca Juniors (2 a 0) e Fortaleza (1 a 0).
A última vez que isso tinha acontecido foi em abril do ano passado, quando Vagner Mancini ainda era o técnico. Na ocasião, o Corinthians não sofreu gols nos duelos contra Ituano, River Plate-PAR e Santos, em jogos do Paulistão e da Copa Sul-Americana.
Além de fruto do trabalho defensivo coletivo, a marca foi atingida em parte graças ao goleiro Cássio, que defendeu um pênalti no segundo tempo da partida contra o Deportivo Cali:
– Eu tentei esperar ao máximo, vi alguns pênaltis. O Marcelo (Carpes, preparador de goleiros), o Ivan e o Donelli sempre me ajudam nesse sentido. Vimos os pênaltis, ele poderia bater dos dois lados. Eu tentei esperar ao máximo e reagir no chute. Graças a Deus, fui feliz e consegui ajudar meu time a não tomar gol naquele momento – declarou o camisa 12, à ESPN, após o jogo.
Cássio não esteve presente no último confronto em que o Corinthians foi vazado, diante do Palmeiras, no último dia 23, quando a equipe perdeu por 3 a 0. Na ocasião, ele ficou no banco de reservas por conta de uma forte gripe e acabou substituído por Matheus Donelli.
Antes, o goleiro não tinha sido sofrido gols nos duelos contra o Avaí e contra o mesmo Deportivo Cali, em Itaquera. Assim, o camisa 12 chegou a cinco jogos sem ser vazado, algo que não ocorria desde 2020.
O bom momento defensivo alvinegro acontece em meio a uma constante troca de jogadores no setor. Desde a queda na semifinal do Paulistão, para o rival São Paulo, o técnico Vítor Pereira mexeu na linha de defesa em todos os jogos, trocando zagueiros ou laterais.
O rodízio deve prosseguir no domingo, quando o Corinthians, líder do Brasileirão, enfrenta o Bragantino, segundo colocado, fora de casa. Para este jogo, a tendência é de que Rafael Ramos volte à lateral direita, no lugar de Fagner, e Gil pode reaparecer na zaga.
defesa, jogos, sem gols, Corinthians, 2022