Um torcedor do Corinthians afirma ter sido detido pela Polícia Militar, no último domingo, por protestar contra o presidente Jair Bolsonaro na Arena durante o jogo contra o Palmeiras, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo terminou 1 a 1.
Rogério Lemes Coelho publicou imagem do Boletim de Ocorrência em suas redes sociais. No relato, afirma que foi abordado pelos policiais quando "expressou sua opinião política gritando palavras contra" Bolsonaro.
Os policiais, ouvidos, disseram ter tomado a atitude para "evitar um princípio de tumulto".
No post, Coelho diz ter sido algemado. Nos comentários, afirma que "estava dentro do estádio e comecei gritar Bolsonaro vai t... Os policiais vieram para cima, um já me deu um mata-leão quando eu caí. Me algemaram, me levaram para uma sala e ficaram me humilhando."
Também nos comentários, um outro torcedor diz ter visto a cena:
– Não entendi nada, só vi na hora que estava falando com os opressores, daí do nada ele começou a te agredir. Não vi o motivo, mas como sempre eles manchando a nossa casa – escreveu.
A reportagem procurou Coelho pelas redes sociais, mas ele não retornou os contatos até o momento da publicação.
Comandante do 2º Batalhão de Choque da PM, responsável pelo policiamento no estádio, o major Ricardo Xavier negou que Coelho tenha sido detido por sua manifestação política.
Segundo o major, ele estaria "agitando" e "incitando" a torcida contra os policiais:
– Não foi pela manifestação. Ele estava agitando a torcida. A PM foi retirá-lo do ambiente, ele investiu contra os policiais, estava embriagado. Não tem nada a ver (com a manifestação política), estava acirrando a torcida, o policiamento se aproximou para evitar alvoroço.
O boletim de ocorrência não cita o ataque aos policiais, que teriam encaminhado o torcedor à delegacia instalada no estádio, segundo o major, por desacato.
– Não tem relação com a manifestação dele. Mas a delegada entendeu que ele estava embriagado e descaracterizou o desacato.
Coelho teria sido liberado em seguida e retornado ao setor norte do estádio do Corinthians.
O GloboEsporte.com questionou a Secretaria de Segurança Pública sobre o ocorrido e sobre o fato de a delegada Monia Pescarmona não ter relatado no boletim de ocorrência o suposto ataque do torcedor aos policiais. A SSP respondeu com a nota reproduzida abaixo:
A SSP esclarece que todas as polícias de São Paulo são instrumentos do Estado Democrático de Direito e não pautam suas ações por orientações políticas. Entre as atribuições da Polícia Militar estão: proteger as pessoas, fazer cumprir as leis, combater o crime e preservar a ordem pública. No caso em questão, a conduta foi adotada para preservar a integridade física do torcedor, que proferia palavras contra o presidente da República, o que causou animosidade com outros torcedores, com potencial de gerar tumulto e violência generalizada. A pasta informa que não houve prisão, mas a condução dele por policiais militares ao posto do Juizado Especial Criminal (Jecrim), instalado dentro da Arena Corinthians, onde foi registrado boletim de ocorrência não criminal e depois liberado para voltar a assistir à partida de futebol.
Corinthians, Dérbi, Timão, PM, Bolsonaro, Brasileirão
Vá fazer compania para o lula, imbecil!!!
Eu acho e pouco kkkkk #mito????
Timao, causa do povo. Bolsonaro, candidato dos ricos
Se compra ingresso e se vai à jogos para torcer e assistir nosso time de coração e qualquer outro tipo de manifestação e comportamento fora esse tem que ser feito em locais adequados a isso e não num jogo ..... se foi preso é porquê fez algo de errado.....
nao sei se la e lugar de fazer canpanha politica tinha que ficar preso
Agora vamos chorar lagrimas de sangue,,
Nunca ,nunca mais faca isso porque a ditadura esta de volta para oprimir a verdade ,agora somente a voz do silencio kkkkkkrsrs,ass,,,pscodelico
Tr manca cara. Nao e assunto para rssa pagina!!
Bolso lixo Militar maldito Criminoso e os Kilo de cocaina no aviao da fabi e do lula tbm bOlso LiXO Meliciano
Esse tipo de Ser, deveria ser proibido de entrar no estádio. Alem de bêbado é um agitador, colocando em risco a segurança do estadio. Com certeza vai processar o Clube.
Por causa desses merdas que falam mau do único Presidente que está fazendo o que pode para tirar esse país da merda e vem esse bosta que não entende que é os petistas do Senado e ás ratazanas do tsj que não aprovam nada para não serem presos; povinho de merda!
Bem feito deveria ter ficado preso....BABACÃO