13/10/2016 10:00

Há 39 anos, Corinthians quebrava jejum e conquistava título Paulista de 1977

Foram 23 anos sem conquistar nenhum título de expressão e, mesmo assim, a torcida corinthiana não parava de crescer

Há 39 anos, Corinthians quebrava jejum e conquistava título Paulista de 1977
Noite de quinta-feira, dia 13 de outubro de 1977, estádio Cícero Pompeu de Toledo, popularmente conhecido como Morumbi. Mais de 86 mil torcedores não deixavam mais espaços nas arquibancadas. O terceiro e último jogo da decisão do Campeonato Paulista daquele ano, entre Corinthians e Ponte Preta, significava mais do que uma final para os alvinegros.

Eram 23 anos sem conquistar nenhum título de expressão e, mesmo assim, a torcida corinthiana não parava de crescer. O último havia sido o Campeonato Paulista de 1954 e o jejum foi quebrado naquela noite. O gol do título saiu dos pés do volante Basílio, que ganhou o apelido de Pé-de-Anjo depois de marcar o tento da conquista do 16º título estadual do Timão.

O volante conta que na manhã do jogo decisivo, o técnico Oswaldo Brandão entrou no seu quarto e disse “Basílio, eu vi! Você vai fazer o gol do título!”. O treinador havia conquistado o último título do Coringão e voltou para o comando do Alvinegro em busca da quebra do jejum.

Depois de ganhar a primeira partida por 1 a 0 com gol de Palhinha, o Corinthians havia perdido o segundo jogo por 2 a 1 em um Morumbi lotado, com 146 mil torcedores, recorde de público do estádio até hoje. Para a terceira partida, o Timão não contava com o atacante que marcou o gol da vitória no primeiro jogo.

Logo no início da partida Rui Rei, craque da Ponte Preta, discutiu com o árbitro Dulcídio Wanderley Boschila e foi expulso. Contudo, a partida continuou tensa com muitas chances de gols para ambas as equipes. Mas aos 36 minutos saiu o gol mais esperado da história do Alvinegro do Parque São Jorge.

Em uma falta na ponta direita, Zé Maria cobrou na área, Basílio desviou de cabeça e a bola sobrou para Vaguinho, que chutou no travessão. No rebote, Wladimir subiu mais alto que a zaga e testou com força, mas Oscar, zagueiro da Ponte Preta, tirou em cima da linha. A redonda sobrou para Basílio que mandou uma bomba de primeira, soltou o grito de gol da Fiel e posteriormente, o grito entalado de ‘É campeão! ’.

Nesta quinta-feira (13), exatamente 39 anos após a conquista, foram muitos canecos conquistados. Seis títulos do Campeonato Brasileiro, três títulos da Copa do Brasil, uma Libertadores e um Mundial. Isso para mencionar apenas dos mais importantes. Mas independentemente de todas essas conquistas, o que a nação alvinegra aprendeu com 77 e nunca mais irá esquecer é, corinthiano não vive de títulos, corinthiano vive de Corinthians!



VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o América-RN
- Corinthians goleia o Fluminense e vence a primeira no Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Fluminense









6246 visitas - Fonte: Site Oficial

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Concordo as por casas participou da Copa Pirassununga 51. Nem bêbado acredita...

PORCO GANHOU UM LITRO DE 51.

1Mundial? 2, né? e o porco não tem Mundial kkk

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade