26/9/2016 07:47

Análise: Corinthians falha no Brasileiro e agora deve priorizar Copa do Brasil

Após disputar o G-4 na maior parte do campeonato, equipe parece não ter forças para lutar por vaga na Libertadores, objetivo mais factível pelo caminho do mata-mata

Análise: Corinthians falha no Brasileiro e agora deve priorizar Copa do Brasil
Corinthians deveria passar a apostar suas fichas na Copa do Brasil (Foto: Marcos Ribolli)

Fábio Carille não falou com todas as letras, mas deu pistas do que pensam a comissão técnica e a direção do Corinthians após a derrota deste domingo para o Fluminense (veja os melhores momentos acima), em casa: a Copa do Brasil deve ser prioridade neste restante de temporada.

E faz todo o sentido que seja assim. Foram 18 rodadas no G-4, duas na liderança, mas, aos alvinegros, só há chances de conquistar uma taça neste ano no torneio mais curto – o que daria de brinde uma vaga na Libertadores, apenas uma ilusão matemática na tabela do Brasileiro.

Ainda que tenha derrubado o time para a sétima posição, o revés em Itaquera em nada mudou a distância para o Santos, quarto colocado, que é de quatro pontos (41 a 45). São as atuações corintianas que afastam essa possibilidade, jogo após jogo, quatro partidas sem vencer, três derrotas nesta sequência – entre elas, o clássico contra o Palmeiras que derrubou Cristóvão Borges.

Não há sinais de recuperação, e mesmo o estádio de Itaquera, que antes era uma fortaleza, já não assusta os rivais, que veem as arquibancadas cada vez mais vazias. A Arena recebeu, no domingo, o pior público de sua curta história, com 18.838 pagantes.

O confronto foi equilibrado, com os cariocas melhores no primeiro tempo, o Corinthians próximo de marcar no segundo – Romero quase fez de bicicleta, e o zagueiro Gum, do Fluminense, acertou o travessão ao desviar contra o próprio gol .

O gol de Cícero causou reclamação. A falta é discutível e Gum está em impedimento no ínicio do lance.

Mas os tricolores também puderam protestar da arbitragem, que não deu pênalti claro de Marquinhos Gabriel em Marcos Júnior no primeiro tempo.

Nos dois jogos em que esteve no banco, ambos contra o Fluminense, Carille apostou no esquema que Tite implantou com sucesso na campanha do hexa, em 2015, o 4-1-4-1.

Camacho à frente da defesa parece uma solução melhor do que o veterano Cristian, que ocupava a posição no fim da era Cristóvão. A zaga, com Balbuena e Yago, não pode ser comparada à dupla Gil-Felipe, mas não é o ponto fraco do time atual, uma culpa que recai sobre o ataque, incluído aí o setor de criação.

Carille escalou Romero contra o Flu de olho no duelo com o Cruzeiro, quarta (Foto: Marcos Ribolli)

Marlone é irregular, e Giovanni Augusto há tempos não repete as boas atuações do começo do ano. Romero é o artilheiro da equipe, o que explica muita coisa sobre a fragilidade ofensiva alvinegra. Rodriguinho esteve apagado em Itaquera, mas vem de boas atuações.

Não à toa, porém, todos foram titulares neste domingo, e serão novamente na quarta-feira. Contratado recentemente, o centroavante Gustavo não enfrentará o Cruzeiro, já que atuou pelo Criciúma no torneio antes de se mudar para São Paulo. Carille disse que manteve Romero contra o Flu de olho no jogo da Copa do Brasil.

A escolha é justificável. O Cruzeiro é uma equipe com problemas e que tem preocupações mais urgentes no Brasileiro, onde é o 17º colocado, dentro da zona de rebaixamento. A primeira partida das quartas de final é em Itaquera, na quarta-feira, às 21h45.

É um caminho mais arriscado. A Copa do Brasil é tudo ou nada, não há prêmio de consolação para quem não for campeão. Mas ao Corinthians o nada já parece garantido no Brasileiro.


VEJA TAMBÉM
- Bidon repete jogada da base em 1º gol pelo Corinthians: aprendizado instantâneo
- Renovação de Paulinho com Corinthians: Altos e Baixos na Negociação
- Corinthians negocia renovação de contrato com o jogador Paulinho









3714 visitas - Fonte: GE

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

já que não temos c omo chegar na frente no brasileirão a copa do Brasil e obrigação vamos dar oportunidades a garotada da base já que eles foram promovidos, temos que pêlo menos colocado p/ jogar isto é o mínimo

vamos ganhar a copa do brasil

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade