Após o empate entre Corinthians e Palmeiras por 1 a 1, Dorival Júnior, treinador do Corinthians, concedeu uma entrevista coletiva que chamou a atenção dos torcedores e da imprensa. Durante o evento, diversas questões foram levantadas sobre os recentes movimentos financeiros do clube, incluindo a negociação com o Zenit, da Rússia, realizada em agosto de 2024.
A transação em questão foi significativa, envolvendo não apenas os direitos econômicos do meia-atacante Pedro, mas também uma porcentagem dos direitos do zagueiro Robert Renan. O total pago pelo Zenit ao Corinthians foi de 6,3 milhões de euros, o que corresponde aproximadamente a R$ 38,7 milhões com a cotação da época. A distribuição dos valores foi realizada da seguinte forma: 30% dos direitos de Pedro custaram 4,5 milhões de euros, parcelados em três pagamentos. Para Renan, a venda de 20% de seus direitos econômicos resultou em 1,8 milhão de euros, também parcelados.
Entretanto, é importante ressaltar que nem toda a quantia recebida pelo Corinthians foi para os cofres do clube. Parte do montante foi utilizada para saldar uma dívida com a Elenko Sports, a empresa responsável pela gestão das carreiras de Robert Renan, Pedro e Ivan, todos eles agora sob contrato com o Zenit. A confirmação do pagamento foi feita tanto pela Elenko quanto pelo ex-presidente do Corinthians, Augusto Melo. Contudo, o valor exato da operação não foi revelado.
No relatório financeiro de 2024, o Corinthians destacou a quitação de uma dívida de R$ 10,9 milhões com Luis Fernando Menezes Garcia, proprietário da Elenko. Além disso, foi mencionada uma terceira negociação envolvendo pendências financeiras relativas ao meio-campista Du Queiroz e ao goleiro Ivan, que, embora de valores menores, revelam a complexidade das relações entre os clubes.
O Corinthians deve ao Zenit 9,24 mil euros devido à transferência do goleiro Ivan para o Internacional, enquanto o Zenit tinha uma pendência de 4,78 mil euros a ser quitada em relação à transferência de Du Queiroz para o Grêmio. No fim, as partes chegaram a um acordo no qual o Corinthians pagaria 4,45 mil euros ao Zenit.



BOMBA: Corinthians negocia com Caixa e mira naming rights como solução para dívida bilionária
Fortaleza x Corinthians: onde assistir
BOMBA: Corinthians recebe investidas da Europa por Gui Negão; Bologna faz oferta inicial
GOOOOOOOOOOL! DO CORINTHIANS! RANIELE ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO TIMÃO!
Naming rights e refinanciamento: Corinthians busca acordo com a Caixa para quitar a Arena
Mais dívidas: Corinthians sofre novo baque financeiro e segue proibido de registrar reforços
DESFALQUE: Matheuzinho é baixa confirmada para o Corinthians na Arena Castelão
Corinthians e Criciúma se enfrentam na Copinha feminina; Saiba onde assistir o confronto