O Corinthians conquistou a tão sonhada classificação às quartas de final da Copa do Brasil em cima do rival Palmeiras, mas sofreu baixas consideráveis no duelo de volta, disputado no Allianz Parque. Memphis Depay e André Carrillo tiveram lesões constatadas e viraram novos desfalques para o Timão. Memphis Depay sofreu uma contusão de grau 2 no músculo posterior da coxa direita, enquanto Carrillo foi diagnosticado com uma lesão ligamentar no tornozelo esquerdo e passará por cirurgia nos próximos dias. Carrillo é o que possui o problema mais grave entre os dois lesionados.
Aos oito minutos do segundo tempo, o peruano precisou ser substituído após dividida com Giay. Flávia Magalhães, médica do esporte com passagens por clubes e confederações, como Atlético-MG, América-MG, CBF e Conmebol, explicou a possível lesão do peruano. A médica, que tem mais de 20 anos de carreira, detalhou que as lesões ligamentares no tornozelo, principalmente as laterais, são classificadas em três graus diferentes. O mais grave, grau III, apresenta uma ruptura completa do ligamento, junto a um inchaço e instabilidade de articulação. Já o grau II indica uma ruptura parcial e o grau I, o mais leve, conta em um estiramento leve, mas sem ruptura visível. "O fato de o Carrillo precisar de cirurgia sugere uma lesão mais grave, como uma instabilidade crônica, uma ruptura complexa ou até mesmo uma lesão de sindesmose - estrutura que une a tíbia e a fíbula e que, quando apresenta alargamento patológico, precisa ser corrigida cirurgicamente", disse.
Flávia Magalhães também avaliou um possível prazo de recuperação do peruano. A médica apontou que, em casos como o de Carillo, o atleta deve voltar a realizar atividades leves no prazo de três a quatro meses, enquanto o retorno às atividades competitivas normalmente ocorre em seis meses, dependendo da evolução do jogador.
Lesões no músculo posterior da coxa de graus 1 e 2, como de Memphis, são tratadas de forma conservadora em três etapas: fase aguda (repouso, gelo, compressão e anti-inflamatórios), fase subaguda (mobilização, exercícios leves e alongamentos) e reabilitação funcional (fortalecimento, propriocepção e retorno gradual aos treinos e jogos). Na atual temporada, o Corinthians já perdeu diversos por lesões. Titulares do Corinthians, Yuri Alberto, Rodrigo Garro e Gustavo Henrique são alguns exemplos.
O grande número de partidas disputadas no futebol brasileiro é visto como um dos principais fatores que geram lesões nos atletas - não à toa, o técnico Dorival Júnior adotou um rodízio e tem preservado alguns jogadores para controle de carga. Não à toa, o técnico Dorival Júnior adotou um rodízio desde sua chegada e tem preservado alguns jogadores de jogos específicos para controle de carga. Desde o retorno da Copa do Mundo de Clubes, por exemplo, o Timão disputou oito jogos em um período de 20 dias.



A FIEL É DIFERENTE: Corinthians surge como terceira maior torcida da capital do Paraná
ERRO DE ARBITRAGEM? Internautas apontam possível falha em gol do Corinthians
GOOOOOOOOOOOOOOOOL! 1X0 E CORINTHIANS VAI AMASSANDO O CRUZEIRO
CBF escolhe árbitro polêmico para Corinthians x Cruzeiro e gera desconforto
CONFIRA! Vidente faz previsão sobre jogo do Corinthians contra o Cruzeiro na Copa do Brasil
Daronco vira alvo após vitória do Corinthians e leitura labial expõe falas polêmicas
So falta assinar? Corinthians aceita pagar valor milionário para estrela mas barra em alto valar de transferência
Matheuzinho cita bloqueio de reforços e explica irregularidade do Corinthians em 2025
Fala, craque! Memphis Depay arrisca português e fala sobre vitória contra o Cruzeiro
Cabe no Timão? Gabigol deve ficar sem clube em 2026