Quebra de tabu: Seleção sportv debate peso da vitória do Corinthians no dérbi Neste sábado, os associados do Corinthians vão ao Parque São Jorge votar o impeachment de Augusto Melo. O processo não é inédito na história do clube, que em 1972 destituiu Miguel Martínez, presidente da época, para recolocar Vicente Matheus na cadeira mais importante do Timão. A crise política era tamanha que, meses antes do impeachment, resultou num racha na torcida e a consequente criação da Camisa 12 por ex-integrantes da Gaviões da Fiel. Até hoje, as instituições são duas das maiores representantes dos corintianos nas arquibancadas e parte essencial para o entendimento da história do clube do Parque São Jorge.
No contexto da virada da década de 1960 para 1970, o Corinthians estava em ebulição. Em 1969, quando a Gaviões foi fundada, o clube enfrentava um longo jejum de títulos e a torcida cobrava mudanças. Wadih Helu, presidente por cinco mandatos, disputou a eleição de 1971 com Miguel Martinez e foi derrotado. A oposição, para vencer o pleito, montou uma coalizão com diversos grupos, incluindo Vicente Matheus e a própria Gaviões da Fiel.
Das forças opostas da política corintiana rapidamente chegaram às arquibancadas. De acordo com Raul Corrêa da Silva, membro número 11 da Gaviões da Fiel e um dos fundadores da Camisa 12, o desentendimento se deu pelo pensamento distinto entre os membros das organizadas. – Um pedaço dos Gaviões acreditava que o correto era apoiar o Vicente Matheus e ser oposição. Já outro pedaço, ao qual eu me incluo, pensava diferente...
No seu livro "Corinthians que vi e vivi: 1967/1979", Raul fez uma reflexão sobre o período e enalteceu a figura de Miguel Martinez. Ele destacou que Martinez era apenas um homem apaixonado pelo Corinthians. Além disso, acrescentou que um dos pontos que conturbaram financeiramente a gestão foi quando Matheus, seu diretor de futebol, contratou o jogador Waguinho por CR$ 700 milhões sem que o clube tivesse esta quantia em caixa.
O mandato de Miguel Martinez não teve grandes episódios dentro das quatros linhas. No Paulistão de 1971, o Corinthians ficou na quarta colocação e, no ano seguinte, outra campanha mediana no estadual. Sem títulos, endividado e, principalmente, sem o apoio político dos figurões Wadih Helu e Vicente Matheus, o presidente ficou enfraquecido na política do Parque São Jorge. No dia 14 de agosto de 1972, o Conselho Deliberativo do Timão o destituiu do cargo por não encontrar soluções para equacionar a crise financeira.
<iframe class="podcast-iframe audiopub-player" frameborder="0" height="210" referrerpolicy="unsafe-url" scrolling="no" src="https://s3.glbimg.com/v1/AUTH_14ce1dbebbe64b1e8e955809a085692d/web-components/teste-ab.html?url=aHR0cHM6Ly9zMy5nbGJpbWcuY29tL3YxL0FVVEhfMTRjZTFkYmViYmU2NGIxZThlOTU1ODA5YTA4NTY5MmQvd2ViLWNvbXBvbmVudHMvcGxheWVyLXd...</iframe>Atualmente, apesar das divergências de mais de cinquenta anos atrás, Gaviões da Fiel e Camisa 12 possuem relação de cordialidade. As duas organizadas dividem espaços nas arquibancadas e, não raro, unem forças em prol daquilo que consideram ser o melhor para o Corinthians. No último dia 24 de julho, por exemplo, os dois grupos estiveram juntos na porta do Parque São Jorge para cobrar a reforma no estatuto, o impeachment de Augusto Melo e a investigação de gastos pessoais pagos com o dinheiro do clube nas gestões de Andrés Sanchez e Duilio Monteiro Alves.



A FIEL É DIFERENTE: Corinthians surge como terceira maior torcida da capital do Paraná
ERRO DE ARBITRAGEM? Internautas apontam possível falha em gol do Corinthians
GOOOOOOOOOOOOOOOOL! 1X0 E CORINTHIANS VAI AMASSANDO O CRUZEIRO
CBF escolhe árbitro polêmico para Corinthians x Cruzeiro e gera desconforto
CONFIRA! Vidente faz previsão sobre jogo do Corinthians contra o Cruzeiro na Copa do Brasil
Daronco vira alvo após vitória do Corinthians e leitura labial expõe falas polêmicas
So falta assinar? Corinthians aceita pagar valor milionário para estrela mas barra em alto valar de transferência
Matheuzinho cita bloqueio de reforços e explica irregularidade do Corinthians em 2025
Fala, craque! Memphis Depay arrisca português e fala sobre vitória contra o Cruzeiro
Cabe no Timão? Gabigol deve ficar sem clube em 2026