"Dos males, o menor", afirma Careca após empate do Corinthians | A Voz da Torcida O Corinthians enfrenta um paradoxo. Ao mesmo tempo em que comemora a redução do cambismo e um maior volume de ingressos à disposição dos torcedores nos últimos jogos, o clube se preocupa com a queda do público na Neo Química Arena.
Nas três partidas do Campeonato Brasileiro disputadas após a Copa do Mundo de Clubes, contra Bragantino, Cruzeiro e Fortaleza, o Corinthians registrou seus piores públicos na temporada, todos abaixo de 40 mil pagantes.
Jogos do Corinthians após a pausa para a Copa do Mundo de Clubes
Adversário Data Horário Competição Público Pagante Arrecadação Bruta (R$)
RB Bragantino 13/07/2025 (sábado) 19:00 Brasileirão 33.847 2.356.795,30
Cruzeiro 23/07/2025 (quarta-feira) 19:30 Brasileirão 31.232 2.289.651,40
Palmeiras 30/07/2025 (quarta-feira) 21:30 Copa do Brasil 45.527 3.369.505,50
Fortaleza 03/08/2025 (domingo) 16:00 Brasileirão 34.581 2.390.031,80
Fonte: Borderôs - CBF deslize para ver o conteúdo
Para entender esse fenômeno e propor soluções, o clube reuniu profissionais de diferentes áreas, como tecnologia, marketing e comunicação. A análise inicial é de que essa redução do número de torcedores nos jogos é causada principalmente por duas mudanças realizadas: a implementação do sistema de reconhecimento facial na arena e um maior controle na distribuição de ingressos após o afastamento do presidente interino Augusto Melo.
Biometria Com o reconhecimento facial, que passou a ser obrigatório a partir de julho, os torcedores não podem mais transferir a titularidade dos ingressos (com exceção dos donos de cadeiras cativas). Assim, encerrou-se uma dinâmica que era habitual entre sócios do Corinthians : a compra de ingressos para garantir pontuação no programa Fiel Torcedor, mesmo que a pessoa não pudesse ir ao jogo.
Controle interno A direção alvinegra entende que o público também caiu por conta de um maior rigor na distribuição de ingressos. Nos cálculos do clube, foram cortadas mais de mil entradas de cortesia (que eram distribuídas sem custos). Além disso, de acordo com Marcelo Munhoes, na gestão de Augusto Melo quase 4 mil ingressos eram comercializados com valores promocionais.
Cambismo ainda existe Embora o reconhecimento facial tenha praticamente inviabilizado a atuação de cambistas, ainda há pessoas vendendo ingressos de forma ilegal na internet. O Corinthians identificou o modo de atuação destes criminosos: eles geram um número de CPF aleatório que não tem cadastro no programa Fiel Torcedor e pedem que o comprador o ingresso cadastre sua face com estes dados.



BOMBA: Corinthians recebe investidas da Europa por Gui Negão; Bologna faz oferta inicial
Mais dívidas: Corinthians sofre novo baque financeiro e segue proibido de registrar reforços
Naming rights e refinanciamento: Corinthians busca acordo com a Caixa para quitar a Arena
Corinthians e Criciúma se enfrentam na Copinha feminina; Saiba onde assistir o confronto
Idolo manda recado para o Timão? Cassio fala sobre semifinal contra o Corinthians
GOLLLL DO TIMÃO! O Corinthians diminui o placar; Confira o gol
Corinthians x Juventude: tabu gigante, time reserva e foco TOTAL na Copa do Brasil! saiba onde assistir ao jogo
De saída: Roma prepara nova oferta e Yuri Alberto pode deixar o Corinthians em 2026
Aumento do patrocínio máster? Corinthians negocia aumento milionário da Espertes da Sorte
TIMÃO EM CAMPO! Corinthians x São Paulo feminino: escalações e onde assistir duelo em instantes