O Corinthians vive um momento conturbado nos bastidores há um tempo. Nesta segunda-feira (23), um ex-jogador Alvinegro e da Seleção Brasileira manifestou seu desejo de um dia comprar as ações do clube caso o Timão vire SAF. Durante uma entrevista ao canal "Denilson Show", no Youtube, Ronaldo Fenômeno foi perguntado do porque de comprar o Cruzeiro, e não o Corinthians. Em tom bem-humorado, o craque explicou o movimento, mas disse que tem vontade de comprar o Timão. - Não tenho muita esperança, porque infelizmente a situação no Corinthians hoje tá muito complicada. É uma confusão interna com o conselho, com a atual gestão, com a dívida. Mas eu acho que a única solução para o Corinthians é virar uma SAF - começou Ronaldo - Se o Corinthians virar SAF, eu arrumo um dinheiro e embarco, e não vai ser uma surpresa não. Eu acredito muito enquanto clube e massa social. O Corinthians é uma máquina. Durante uma entrevista ao programa Charla Podcast, em março, o ex-jogador Ronaldo Fenômeno levantou a possibilidade de ser um futuro dono do Corinthians , clube que já atuou e que tem relação íntima com a carreira do craque.
Após comprar o Real Valladolid, da Espanha, em 2018, e o Cruzeiro em 2021, vendido no ano passado, Ronaldo cogitou abrir mão dos seus investimentos para concorrer à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas desistiu da candidatura. Com a desistência, o ex-jogador volta a ser um potencial investidor de outros times de futebol. - Cara, o dia que o Corinthians decidir fazer a SAF, eu sou comprador. Eu arrumo dinheiro no mercado. Eu sou comprador e vou adorar fazer. Vou adorar envolver o torcedor - disparou. Ronaldo também destacou que vê um potencial no clube de gerar receitas ainda maiores com a transformação do clube em SAF e sob sua gestão. Para ele, o Corinthians já é um exemplo de clube que tem um bom faturamento, mas ainda precisa resolver pendências significativas, como as dívidas acumuladas. - Resolve a dívida do estádio e aí é só olhar para frente com um orçamento grande. Porque o Corinthians fatura dinheiro e fatura bem. Se for organizado, dá para faturar mais ainda - completou o empresário. Ronaldo jogou no Corinthians (Foto: Ari Ferreira) Pouco depois da fala de Ronaldo Fenômeno sobre a possibilidade de comprar o Corinthians , em março, uma das torcidas organizadas do clube, a Gaviões da Fiel, mandou um recado para o ex-jogador e se posicionou contra o investimento no alvinegro.

Em comunicado oficial, o grupo afirmou que a transformação do clube em SAF não faz parte da "essência popular" que carrega. No texto, a Gaviões cita a entrevista de Ronaldo no Charla Podcast, onde aconteceu a fala do ex-atleta, e afirma que situações como essa tumultuam o ambiente da torcida por se tratar de um assunto polêmico. A torcida pondera que existem melhorias a serem feitas no viés financeiro e administrativo, mas reitera que o clube pertence à torcida.

- Lamentamos que, mais uma vez, em uma reta final de campeonato, surjam notícias que tentam tumultuar o ambiente, colocando corintiano contra corintiano quando se trata de assunto SAF. Temos ciência de que o clube precisa de profissionalização para superar sua atual situação econômica, mas ter um dono não ajudaria em nada. O Corinthians não precisa ser vendido para ser bem administrado. A possibilidade de transformar o clube em uma SAF vai contra sua essência popular. O Corinthians nasceu do povo e deve permanecer sob o controle de sua torcida, sem virar mercadoria nas mãos de investidores - diz o texto. Em outro trecho, a organizada diz que vê que os clubes brasileiros que foram transformados em SAFs "perderam sua autonomia e identidade", segundo o texto, e que a torcida precisa ser colocada em primeiro plano em todos os times do futebol.