Em 2005, Corinthians supera o Palmeiras por 3 a 1 no Campeonato Brasileiro Foram apenas 26 jogos com a camisa do Corinthians . Entretanto, em um ano de passagem, Javier Mascherano incorporou o que é um Dérbi com o Palmeiras. Tanto que no domingo, na véspera do duelo contra o Verdão pela Copa do Mundo de Clubes , o atual treinador do Inter Miami relembrou a passagem pelo Timão e os jogos disputados contra o adversário desta segunda-feira. A começar por uma pequena provocação ao dizer que defendeu o “lado maior do clássico”. A brincadeira foi propriamente amenizada pelo próprio treinador da equipe dos Estados Unidos, que dedicou parte da entrevista pré-jogo para recordar os tempos de Corinthians e admitir: queria ter permanecido mais tempo.
– Desfrutei muito meu tempo no Brasil, mas infelizmente foi uma passagem curta, ainda mais que tive um tempo lesionado. Pude viver essa experiência e dizer hoje em dia que tive o privilégio de jogar em um clube como o Corinthians – discursou. – É um dos maiores clubes do mundo, uma massa de gente impressionante. Ainda tive a sorte de sair campeão também. Carrego comigo essa lembrança e é uma linda recordação. Sempre digo que gostaria de ter atuado por mais tempo, foi só um ano – destacou.
Mascherano chegou ao Corinthians durante a disputa do Brasileirão de 2005 como parte da política de grandes investimentos por parte da MSI, que possuía o controle do futebol do clube. Logo na estreia, o então volante enfrentou justamente o Palmeiras. As lembranças dos Dérbis ainda são vivas no agora treinador do Inter Miami. – Joguei o maior clássico do Brasil, que é Corinthians x Palmeiras. Claramente eram jogos de muita tensão e com duas torcidas impressionantes, e que desfrutei muito durante a minha etapa no Brasil – disse.

O “Chefinho”, como era conhecido, debutou com vitória por 3 a 1 no Dérbi. E Mascherano foi decisivo ao fazer um desarme no meio-campo e puxar o contra-ataque para o segundo gol de Rosinei no duelo, responsável por fechar o placar. A vitória acabou sendo uma das mais marcantes da vitoriosa campanha do Timão no Campeonato Brasileiro. Com o compatriota Carlitos Tevez como protagonista, o Corinthians conquistou o tetra em 2005. O ex-volante ainda atuou contra o Palmeiras mais duas vezes. No Paulistão de 2006, empate por 1 a 1 no Morumbi, em jogo marcado por polêmica anulação de um golaço de Tevez. Mascherano ainda esteve em campo na derrota por 1 a 0, pelo Brasileirão do mesmo ano. A passagem do volante pelo Corinthians terminou pouco mais de um mês depois da derrota no Dérbi.
Mascherano saiu com Carlitos Tevez para defender o West Ham, da Inglaterra. Na Europa como jogador, Mascherano ainda atuou com destaque pelo Liverpool antes de alcançar o auge da carreira com a camisa do Barcelona. De volante, o argentino acabou recuado para a posição de zagueiro com Pep Guardiola e se firmou no clube. Foram quase oito anos de Barça e 17 títulos para o argentino.