3/6/2021 09:00

[ANÁLISE] Corinthians desmorona nos próprios erros e sai atrás na disputa pela vaga nas oitavas da Copa do Brasil

Timão sai atrás na briga por vaga às oitavas da Copa do Brasil; técnico admite rever conceitos

[ANÁLISE] Corinthians desmorona nos próprios erros e sai atrás na disputa pela vaga nas oitavas da Copa do Brasil
Derrota na estreia, derrota no jogo seguinte, com as duas partidas em casa, para o mesmo adversário, por competições diferentes. O começo de trabalho de Sylvinho no Corinthians é turbulento, ruim, e foi agravado pelo revés por 2 a 0 para o Atlético-GO na última quarta-feira, pela Copa do Brasil.



Nada que não possa ser revertido, principalmente a partir do momento em que o próprio técnico admitiu rever esquema tático e escalação da equipe para os próximos jogos.


O Timão sucumbiu diante de um adversário mais organizado, mais eficaz e mais preparado e desmoronou nos próprios erros individuais, outra vez. Narrativa cansativa para a torcida, que sofre um nocaute atrás do outro com um time pouco competitivo em campo.


A desclassificação precoce da Copa Sul-Americana não foi surpresa para quem acompanhou o frustrante 0 a 0 na estreia, contra o River Plate paraguaio. E a desclassificação na Copa do Brasil, se vier, não será surpresa para quem acompanhou as partidas recentes contra o Atlético-GO.


Sylvinho optou por começar do zero. "Resetou" o Corinthians, eliminando o que havia sido visto recentemente e também o que foi feito pelo antecessor Vagner Mancini, brecou peças em alta e pagou preço altíssimo em seus dois primeiros jogos. Curto espaço de tempo, mesmo rival e dois tropeços.


Começo desastroso

Por acaso e para azar de Sylvinho, no caminho do Corinthians estava um adversário mais modesto em estrutura, história e finanças, mas muito mais organizado e preparado dentro de campo.


O primeiro tempo do Atlético-GO foi de uma eficácia louvável: o time goiano foi fiel à proposta de jogo de Eduardo Barroca e se portou de maneira muito inteligente. Saiu para o contra-ataque com ordem e mostrou uma rápida e eficiente capacidade de recomposição para se defender.


A organização atleticana tornou a posse de bola e as ideias de jogo do Corinthians ineficazes: o time girou, girou e girou a bola, mas não achou espaços ou brechas na defesa. Sem grandes lances de infiltração ou movimentação, o Timão se apresentou de maneira previsível.


Uma sequência impressionante de cruzamentos errados (foram 18 erros no fundamento só no primeiro tempo), desorganização na hora de pressionar, falta de uma ideia clara de jogo para se sobrepor ao rival... Nada deu certo.


No total, foram 30 cruzamentos errados de um Corinthians que só teve homem de área, Jô, a partir dos 39 minutos da etapa final. No mais, cruzamentos para Vital, Luan, Araos...


Pior ainda do meio para trás. A dupla de volantes Ramiro e Camacho não funcionou, principalmente na marcação, quando, num limbo entre pressionar à frente e organizar atrás, o meio esteve dominado por jogadores atleticanos na hora de atacar.


Com uma marcação alta e sem a eficácia e o perde-pressiona que apareceu melhor na estreia, o Timão foi nocauteado pelas costas.


Na linha de defesa, Lucas Piton permitiu inúmeras chegadas do Atlético em seu lado do campo, Raul Gustavo perdeu a bola no segundo gol atleticano e Gil não cobriu as costas do companheiro no primeiro gol (vacilo triplo do trio neste lance).


Fagner, que recebeu falta de Zé Roberto e sangrou na região da boca, revidou no lance seguinte, em cima do mesmo jogador, e acabou amarelado de maneira boba. Custaria, minutos mais tarde, sua expulsão por nova falta, prejudicando a equipe no jogo atual e no próximo.


O vexame só não foi pior graças aos deuses do futebol e às mãos de Cássio. O goleiro fez grande defesa em chute de Pablo Dyego, à queima-roupa, e Lucão acertou o travessão na sequência. Foram quatro chutes no gol dados pelo Atlético-GO. Dois entraram.



Corinthians zerado

O preço alto que Sylvinho vem pagando por "zerar" o Corinthians passa por todos os setores. Na defesa, tirou a vaga de João Victor e voltou com Gil para o time sem que o veterano justificasse em campo essa chance.


Mais do que isso, em suas primeiras declarações como técnico do Timão, o treinador também negou a possibilidade de atuar com três zagueiros, talvez o último grande acerto de Mancini no clube. Esquema que permitiu descidas mais eficazes de Lucas Piton e Fagner ao ataque e estabilizou atrás.


A linha de três, com laterais mais soltos, talvez seja uma das poucas boas alternativas para um time limitado na criação de meio-campo. A dupla de volantes Roni e Camacho não funcionou na estreia de Sylvinho, o técnico insistiu novamente em Camacho e, novamente, deu errado. Dessa vez, com Ramiro.


Além de brecar João, Sylvinho fez o mesmo com Adson, dono de duas assistências em dois jogos sob o comando de Fernando Lázaro. O jovem, que chegou a entrar na estreia, foi chamado no último jogo, mas o técnico mudou a escalação.



Até o próximo domingo, o técnico terá tempo para rever a estreia e tentar aproveitar, por exemplo, o perde-pressiona bem executado em vários lances, mas, deste jogo mais recente, pouco ou nada há de ser aproveitado.



#corinthians #timao #alvinegro #analise #sylvinho #copadobrasil


VEJA TAMBÉM
- Bastidores otimistas: Corinthians pode ter elenco quase completo contra o Cruzeiro
- REBATEU: Corinthians reage à proibição da Gaviões e pede revisão antes da semifinal
- Melou: Rival supera o Corinthians em negociações e deve anunciar destaque do Brasileirão


3153 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Culpado aí é a diretoria

Luiz Correia     

O PROBLEMA. NÃO É TECNICO .. É .OS JOGADORES RUIM ...FRACOS. TECNAMENTE E FÍZICAMENTE. ..

Kleber Vellenev     

Esse aprendiz de técnico vai levar o Corinthians para à segunda divisão, quer uma prova disso? Ele disse que o Ramiro e o Camacho são craques, e titulares absolutos com ele, o Corinthians demora demais para tomar uma decisão, depois que perder uns 10 campeonatos com ele, aí vão começar à pensar em demitir, mais um ano!

Kleber Vellenev     

Mais um jogo de várzea, põe às moças no lugar deles!

Kleber Vellenev     

Com esse cabaço de Silvinho, é segunda divisão!

Claudio Teixeira     

Edynalda... vá fazer trico, menina...

Edynaldo Leite     

Silvinho não fica nem até a metade do 1° turno, e meu pau bem duro no meio do cú do Franklin costa, kkkkkkkkkkkkkkkkkk

JACYARA SOUZA     

Isso que tinham informações sobre o Atlético e jogamos contra eles domingo. Se não tivessem imagina se não tivessémos?

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade