14/1/2019 09:24

Análise: o que deu certo e o que deu errado no novo Corinthians

Fábio Carille faz boa compactação defensiva, mas Timão sofre para segurar a bola no ataque

Análise: o que deu certo e o que deu errado no novo Corinthians
O Corinthians mostrou no empate por 1 a 1 com o Santos, domingo, em amistoso em Itaquera, que já voltou a ter um pouco da cara do técnico Fábio Carille.



LEIA TAMBÉM:Gustagol não impõe meta de gols e promete fazer sombra a Boselli

A atuação no clássico, o primeiro e último teste antes da estreia no Campeonato Paulista, rendeu elogios do técnico. Mas ainda há muito o que melhorar, com mais entrosamento e a definição da equipe titular.

Se por um lado o Timão recuperou parte da solidez defensiva que teve no título brasileiro em 2017 com o treinador, por outro mostrou alguma dificuldade no ataque.

O que deu certo

Posicionamento defensivo

O Corinthians conseguiu neutralizar a maior posse de bola do Santos no primeiro tempo. O Peixe tocou incansavelmente, característica das equipes de Jorge Sampaoli, mas não encontrou muitos espaços para infiltrar pelos lados e pelo meio. Carille formou duas linhas de quatro jogadores bem compactadas e deixou Jadson e Gustavo mais avançados.

Gustagol na área

Se no ano passado o Corinthians sofreu por não conseguir fixar um centroavante, 2019 promete ser um ano melhor. Gustagol voltou com moral depois da ótima temporada pelo Fortaleza e marcou logo aos quatro minutos em cruzamento de André Luis. E poderia ter feito mais se Vanderlei não fizesse um milagre em outro cabeceio. Carille faz questão de ter uma referência na área. Basta lembrar o sucesso de Jô em 2017...



André Luis deixa boa impressão

O atacante contratado da Ponte Preta não se assustou com a Arena lotada e fez bom jogo. Além da assistência para Gustagol, ele deu bastante trabalho à marcação do Santos e auxiliou Fagner atrás. Vai brigar pela vaga de titular com Romero, Pedrinho e Clayson.

Ramiro agrada

Carille já adiantou que, por enquanto, utilizará o ex-gremista como segundo volante. E ele foi bem no clássico, quase marcando um belo gol em chute de fora da área. Posicionado mais pela direita, a tendência é que seja um importante parceiro para Fagner na marcação e no ataque. Além disso, funcionará como uma surpresa na frente, função semelhante àquela que Maycon fez no time campeão brasileiro.

O que deu errado

Dificuldade para segurar a bola no ataque

Gustagol marcou logo aos quatro minutos, mas o setor de criação do Corinthians teve problemas no primeiro tempo. Posicionado bastante atrás, o time não conseguiu segurar a bola no campo de ataque. Assim, permitiu que o Santos trocasse passes e controlasse o jogo. A equipe melhorou em parte do segundo tempo com o avanço das linhas, mas sem sufocar o rival.

Sornoza pela esquerda

A deficiência da equipe para manter a bola no campo de ataque está diretamente relacionada ao baixo rendimento do meia equatoriano. Aberto pela esquerda, ele apareceu pouco, errou as principais jogadas e deixou Jadson sobrecarregado na criação. Apesar disso, Carille já adiantou que quer atuar com dois meias, um deles obrigatoriamente por um dos lados.





Bola aérea defensiva

É um problema antigo e que merece atenção total. Pedro Henrique fez contra no primeiro tempo, mas Gustavo Henrique aparecia na área em totais condições de cabecear. Isso se repetiu no segundo tempo, quando o mesmo zagueiro do rival acertou a trave, mas em impedimento. Henrique é titular absoluto. Pedro Henrique, Léo Santos, Marllon e Manoel, perto de ser anunciado, vão brigar pela outra vaga.

O Corinthians estreia no Campeonato Paulista contra o São Caetano, domingo, às 17h, em Itaquera.














Corinthians,Análise


VEJA TAMBÉM
- Bidon repete jogada da base em 1º gol pelo Corinthians: aprendizado instantâneo
- Renovação de Paulinho com Corinthians: Altos e Baixos na Negociação
- Corinthians negocia renovação de contrato com o jogador Paulinho









4308 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Kinkas Ferreira     

Herique arrebenta com os outros .nao sobe e ta sempre mal posicionado

Henrique titular absoluto ? Na boa so pode ser brincadeira ...

Gilberto Antonio     

Como assim Henrique, titular absoluto ???

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade