16/12/2016 10:46

Primeiro título brasileiro do Corinthians completa 26 anos

Timão conquistou o Campeonato Brasileiro pela primeira vez com um time com muita raça e garra; Tupãzinho fez o histórico gol do título na decisão contra o São Paulo

Primeiro título brasileiro do Corinthians completa 26 anos
Poucos títulos tiveram tanto a cara do Corinthians e da Fiel como o Campeonato Brasileiro de 1990. Time aguerrido, de poucas estrelas, como Neto e Ronaldo, tido como azarão. Contra tudo e contra todos, o Timão superou etapa por etapa e chegou à conquista do primeiro Brasileirão de sua história há 26 anos. Desde então, o dia 16 de dezembro foi eternizado no calendário alvinegro -- data que virou ainda mais histórica após 2012, com a conquista do bi do Mundial de Clubes da FIFA.

Brasileirão 1990 – Fórmula de disputa

O Campeonato Brasileiro de 1990 foi disputado por 20 clubes. Além do Corinthians, participaram: Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, Internacional, Inter de Limeira, Náutico, Palmeiras, Portuguesa, Santos, São José, São Paulo, Vasco e Vitória.

Na primeira fase, os 20 clubes jogaram todos contra todos em turno único, mas divididos em duas chaves de 10 cada para efeito de classificação. Na primeira etapa (10 rodadas), os times do grupo A enfrentaram os do B. Na segunda (9 rodadas), os jogos foram apenas entre equipes da mesma chave.

Os vencedores de cada grupo em cada etapa, além de outros quatro melhores colocados na soma das duas, avançaram na competição. A partir de então, foram disputadas quartas de final, semifinal e final.

A caminhada do Timão no Brasileirão de 1990 até a final de 16 de dezembro

A estreia do Corinthians no Campeonato Brasileiro de 1990 não foi nada animadora. No dia 19 de agosto de 1990, no estádio Olímpico em Porto Alegre-RS, derrota por 3 a 0 para o Grêmio. Na segunda rodada, no Pacaembu, novo revés: 1 a 0 para o Cruzeiro. O segundo resultado negativo consecutivo na competição derrubou o técnico Zé Maria (não era o ex-lateral direito “Super Zé”, mas, sim, José Maria de Oliveira, outro profissional que comandou o time por 20 jogos).

Nelsinho Baptista, que havia conquistado o vice-campeonato paulista com o Novorizontino em 26 de agosto, foi então anunciado técnico do Corinthians. A estreia do novo treinador aconteceu no dia 2 de setembro, na terceira rodada do Brasileirão. Na Fonte Nova, o Timão empatou com o Vitória em 0 a 0.

Na quarta rodada, finalmente o Corinthians conquistaria a primeira vitória no Campeonato Brasileiro. No estádio do Morumbi, com gols de Neto e Wilson Mano, o Timão venceu o Palmeiras por 2 a 1. O resultado positivo no clássico trouxe estabilidade. A partir de então, o Alvinegro encaixaria uma sequência de mais nove jogos sem derrota (cinco vitórias e quatro empates).

Após mais uma série que novamente alternou bons e maus momentos (foram duas vitórias, um empate e três derrotas na reta final da primeira fase), o Corinthians garantiu vaga no mata-mata. A campanha do Timão era a pior entre os oito classificados, e o time era apontado como azarão, mas o elenco e a Fiel seguiram acreditando.

Nas quartas de final, o Corinthians enfrentou o Atlético-MG. Com uma inesquecível atuação de Neto no primeiro jogo, no Pacaembu, o Timão venceu por 2 a 1. Na segunda partida, no Mineirão, o empate em 0 a 0 deu a vaga nas semifinais para a equipe comandada por Nelsinho Baptista.

Na luta por um lugar na decisão, o Corinthians enfrentou o Bahia. Em mais uma grande atuação de Neto no Pacaembu, o Timão abriu o duelo com uma vitória por 2 a 1. No segundo jogo, na Fonte Nova, outro empate sem gols deu a classificação para a final.

O Corinthians enfrentou o São Paulo na decisão do Brasileirão de 1990. Pela primeira vez na história do Campeonato Brasileiro, a final colocou dois times da capital paulista frente a frente. Nas duas edições anteriores com finais do estado de São Paulo, o Guarani, de Campinas, decidiu o título contra Palmeiras e São Paulo em 1978 e 1986, respectivamente.

O primeiro jogo da final aconteceu no dia 13 de dezembro de 1990. Naquela noite de quinta-feira, mais de 85 mil torcedores compareceram ao estádio do Morumbi. Logo aos quatro minutos de jogo, Neto cobrou falta, Wilson Mano desviou e fez 1 a 0 para o Corinthians. O Timão soube se segurar e garantir a vitória. O resultado positivo deu ao Timão a vantagem do empate no duelo derradeiro.

O dia inesquecível: 16 de dezembro de 1990

Mais uma vez na história, a força da Fiel prevaleceu. Com aproximadamente 80% de corinthianos dos 100.858 torcedores presentes, o Corinthians entrou em campo precisando apenas de um empate para garantir o então inédito título brasileiro. A formação escolhida por Nelsinho Baptista para iniciar o duelo contou com: Ronaldo, Giba, Marcelo Djian, Guinei e Jacenir; Márcio, Wilson Mano, Tupãzinho e Neto; Fabinho e Mauro.

Precisando da vitória, o São Paulo pressionou o Corinthians por todo o primeiro tempo. Aos 12 minutos, Ivan cobrou falta com força, e a bola rasteira passou muito perto da meta de Ronaldo. O Timão, entretanto, soube controlar o ímpeto do rival e foi para o vestiário com o 0 a 0 mantido.

“No intervalo, o Nelsinho colocou o dedo na ferida e arrumou nosso time”, disse Ronaldo, após a partida.

No retorno do vestiário, o Corinthians passou a ser agressivo e mudou as ações dentro de campo. Logo aos oito minutos da segunda etapa, Tupãzinho e Fabinho tabelaram. O talismã corinthiano, então, driblou o são-paulino Ivan, e Fabinho chutou. O goleiro Zetti defendeu, mas a bola sobrou dentro da pequena área. Na raça, Tupãzinho deu um carrinho, empurrou para dentro do gol e fez a Fiel explodir pelo mundo.

Aos 14 minutos do segundo tempo, Wilson Mano, do Corinthians, e Bernardo, do São Paulo foram expulsos. À frente do placar, Nelsinho Baptista tirou Neto e colocou Ezequiel. Antes, o treinador já havia feito a primeira substituição: Mauro havia dado lugar a Paulo Sérgio.

Sem sustos, o jogo caminhou para o fim. Quando Edmundo Lima Filho, árbitro da partida, deu o apito final, os milhões de corinthianos espalhados pelo mundo puderam gritar pela primeira vez ao final de um Campeonato Brasileiro: “É campeão”.


VEJA TAMBÉM
- Sem Cássio, Carlos Miguel pode deixar o Timão, entenda
- Saída de Cássio do Corinthians: Não será adeus e sim até logo
- Cássio se despede da torcida do Corinthians em emocionante vídeo; confira!









3345 visitas - Fonte: Site Oficial

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Me adiciona aí Gostosoooo

whats todo poderoso timão número 11995972384 manda um vai Corinthians e vem fazer parte do bando de loucos

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
X
Corinthians
Botafogo

Sudamericana

Ter - 21:30 - Neo Química Arena
4 X 0
Corinthians
Argentinos JRS
publicidade
publicidade
publicidade