30/8/2025 08:25

Ministério Público solicita acesso a dados de cartões de crédito do Corinthians

Ministério Público solicita acesso a dados de cartões de crédito do Corinthians

O Ministério Público de São Paulo está investigando a utilização indevida dos cartões de crédito do Corinthians, abrangendo o período de janeiro de 2018 a maio de 2025. Esta investigação envolve as gestões dos ex-presidentes Andrés Sanchez, Duilio Monteiro Alves e Augusto Melo. O MP solicitou à Justiça a quebra de sigilo dos cartões, uma medida justificada pela desorganização administrativa do clube e pela suspeita de furto de documentos durante invasões à sede do Corinthians, no Parque São Jorge.

Além disso, o MP levantou questões sobre a condução da investigação, mencionando "interesses políticos, não muito ortodoxos e conflituosos" que poderiam afetar a apuração. Nota-se também a quebra de sigilo fiscal da empresa Oliveira Minimercado, que é considerada suspeita de ser de fachada, tendo emitido notas ao Corinthians em 2023.

O juiz Leonardo Fernando de Souza Almeida encaminhou o caso para uma vara especializada em crimes tributários, organização criminosa e lavagem de bens. Embora o clube tenha sido solicitado a fornecer as faturas dos cartões, a resposta ainda não foi dada. Osmar Stabile, atual presidente interino, manifestou apoio à quebra de sigilo, embora tenha ressaltado a necessidade de aprovação dos conselheiros.

No Redação, Bruno Cassucci fala sobre Corinthians bancar gastos pessoais na gestão Duílio
Imagem de Bruno Cassucci tratando sobre os gastos pessoais do Corinthians.

Andrés Sanchez, um dos ex-presidentes investigados, reconheceu a veracidade de um dos documentos vazados que demonstrou gastos do clube em um réveillon em Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte. Ele afirmou ter ressarcido a entidade pelos gastos considerados indevidos, mas mais faturas controversas vieram à tona.

Além do uso indevido dos cartões, as investigações do MP também envolvem relatórios de despesas da presidência de outubro de 2023. Uma oficina mecânica confirmada no relatório de despesas despontou a suspeita de que a nota fiscal enviada ao Corinthians não refletia serviços efetivamente prestados, levantando indícios de desvio de recursos.

O MP já ouviu representantes da Oliveira Minimercado, que afirmaram fornecer marmitas ao clube, mas mostraram fragilidade em seus depoimentos. Eles não souberam explicar como estabeleceram contato com o Corinthians e alegaram não possuir uma estrutura adequada para fornecimento de serviços alimentícios.

A investigação começou no dia 30 de julho, focando na possível utilização inadequada dos cartões de crédito do clube e, posteriormente, ampliou o escopo para incluir relatórios de despesas mais recentes. O ex-motorista de Duilio, Denilson Grillo, se tornou um dos investigados após assinar um dos documentos em questão e será ouvido em breve pelos promotores responsáveis pelo caso.

A recente ampliação da investigação, que agora inclui as gestões de Augusto Melo, reflete a crescente preocupação do MP em esclarecer todas as irregularidades que possam ter ocorrido durante essas administrações. O promotor responsável, Cássio Roberto Conserino, já se reuniu com o gerente financeiro do clube e coletou documentos significativos do Corinthians e de seus conselhos deliberativos. Acompanhando este processo, estão também os depoimentos do atual presidente interino, Osmar Stabile, e do presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Júnior.



VEJA TAMBÉM
- Corinthians x Juventude: tabu gigante, time reserva e foco TOTAL na Copa do Brasil! saiba onde assistir ao jogo
- Corinthians negocia aumento de patrocínio master em meio a déficit crescente
- MP investiga Corinthians e avalia intervenção judicial em meio a crise interna e impasses financeiros


828 visitas - Fonte: ge

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade