5/12/2025 21:44

Conselho do Corinthians reage e sinaliza apoio ao voto do torcedor, porém embates nos bastidores persistem

Conselho do Corinthians reage e sinaliza apoio ao voto do torcedor, porém embates nos bastidores persistem

A Neo Química Arena foi o palco da segunda audiência pública organizada pelo Conselho Deliberativo do Corinthians, com o objetivo de discutir os principais aspectos do antetexto da reforma do estatuto do clube. Realizada na última sexta-feira (5), a reunião teve como ponto central o debate sobre o direito de voto para os membros do programa Fiel Torcedor.

Devido à ocupação do Parque São Jorge por outros eventos, o encontro teve que ser transferido para a Neo Química Arena. Apesar do atraso causado pelo trânsito até o estádio, a reunião contou com uma boa participação de associados e conselheiros. A proposta discutida, apresentada pelo presidente do Conselho Deliberativo, Tuma, sugere a criação de uma nova categoria chamada Sócio do Futebol. Segundo essa proposta, apenas os torcedores que estiverem associados ao programa Fiel Torcedor por no mínimo quatro anos consecutivos e que tiverem pago uma taxa equivalente a um terço do valor do título de sócio patrimonial teriam direito a voto.

Durante a audiência, muitos conselheiros expressaram suas preocupações em relação à atual proposta. Uma das principais críticas foi a obrigatoriedade da taxa, com o argumento de que sua cobrança poderia desestimular a participação dos torcedores. Augusto Backes, representante do Coletivo Voz Corinthiana, sugeriu a redução do período de carência de quatro para dois anos, além da eliminação da taxa mencionada. Por sua vez, Metaleiro, ex-presidente da Gaviões da Fiel, posicionou-se firmemente contra qualquer tipo de cobrança, uma opinião que recebeu apoio de outros participantes.

Caetano Baldini, conselheiro do Corinthians, destacou a importância de uma discussão mais ampla a respeito da contribuição, sem definir um valor específico previamente. Figuras proeminentes da política do clube, como Herói Vicente e André Negão, também se manifestaram, com o último defendendo a aprovação do texto. Apesar das intensas discussões, que incluíram dificuldades na organização das falas, a reunião culminou com um panorama favorável à votação sobre o Fiel Torcedor, sem que nenhum participante se manifestasse oficialmente contra a proposta.

As audiências públicas surgiram a partir de uma solicitação feita pelos conselheiros, que decidiram adiar, de forma unânime, a votação da reforma do estatuto, inicialmente marcada para o dia 24 de novembro. A justificativa para o adiamento foi a necessidade de um debate mais aprofundado sobre os pontos centrais da proposta. Em resposta a isso, o presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Jr., agendou um total de dez audiências públicas. A primeira delas ocorreu na segunda-feira (1), e as reuniões seguirão até janeiro do próximo ano, quando a reforma deverá ser rediscutida pelo Conselho para uma nova votação. Se aprovada, a decisão ainda precisará ser referendada pelos associados em fevereiro.

Corinthians
Evento aconteceu na Neo Química Arena (Foto: Ulisses Lopresti/Lance!)


VEJA TAMBÉM
- MP investiga Corinthians e avalia intervenção judicial em meio a crise interna e impasses financeiros
- Craques vão ser vendidos? Corinthians projeta milhões em vendas de craques em 2026
- Intervenção judicial no Timão? MP investiga intervenção judicial no Corinthians em meio a controvérsias financeiras e políticas


132 visitas - Fonte: Tudo Timão

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade