O Corinthians precisará abrir os cofres para reforçar a defesa e reformular o setor, como desejam o presidente eleito Augusto Melo e o técnico Mano Menezes. Isso porque a zaga perdeu, com a saída de Gil, uma referência importante, e pode perder também Bruno Méndez, tido como importante no grupo.
+ Siga o canal ge Corinthians no WhatsApp
Veja gols e lances de Gil pelo Corinthians no Brasileirão
Mais do que isso, quem fica certamente para o primeiro semestre pode não estar na reta final: Lucas Veríssimo está emprestado pelo Benfica. E o time português espera receber algo perto dos 10 milhões de euros (R$ 52 milhões aproximadamente) para liberá-lo em definitivo depois de junho de 2024.
É do interesse do Corinthians manter o defensor, mas, também, há a necessidade de pensar em todos os outros setores do elenco. Por isso, o tema terá de ser tratado com cautela.
Leia mais: + Diretor do PSG diz que não há nada selado por Moscardo + "Combinaria muito": disse Gabigol sobre Corinthians em 2022
Lucas Veríssimo, zagueiro do Corinthians, em aquecimento — Foto: Rodrigo Coca / Ag.Corinthians
Lucas Veríssimo, zagueiro do Corinthians, em aquecimento — Foto: Rodrigo Coca / Ag.Corinthians
Por outro lado, com a dispensa de Gil, o clube perde o jogador que mais atuou entre os de linha no ano. Foram 61 jogos e mais de 6 mil minutos em campo ao longo de 2023, ficando atrás apenas de Cássio.
Gil foi titular absoluto da equipe e era quem atuava ao lado de Veríssimo. Embora criticado por parte da torcida, era, de fato, um jogador importante para o elenco e bastante utilizado por todos os últimos técnicos do Timão.
A tarefa de substituí-lo poderia, naturalmente, cair nos pés de Bruno Méndez, mas a situação do uruguaio está completamente indefinida, e o clube está pessimista por sua manutenção. O jogador tem em mãos uma oferta de renovação contratual desde abril.
Zagueiro Bruno Méndez em ação pelo Corinthians — Foto: Rodrigo Coca / Ag.Corinthians
Zagueiro Bruno Méndez em ação pelo Corinthians — Foto: Rodrigo Coca / Ag.Corinthians
Méndez optou por não dar resposta à atual gestão do clube durante toda a temporada e, agora, Augusto Melo terá pouco tempo para convencê-lo a ficar antes do fim de seu vínculo, em 31 de dezembro . Ele chegou ao Timão em 2019, comprado do Montevideo Wanderers por cerca de R$ 18,5 milhões.
+ Veja mais notícias do Corinthians
Entre junho de 2021 e de 2022 ele esteve emprestado ao Internacional, que tentou ficar com ele em definitivo, mas não conseguiu. A atual temporada foi a que Bruno Méndez mais atuou no Timão: 51 partidas. Ao todo, ele acumula 119 jogos e marcou um gol.
"Sobra" no elenco, portanto, apenas Caetano com permanência, em tese, absolutamente assegurada para 2024. O jogador, porém, acumula menos experiência do que todos os demais. Foram 24 partidas, seis a mais do que Lucas Veríssimo, com 18, mas uma carreira bem mais curta do que a do colega.
Caetano é considerado uma peça importante para compor elenco, mas ainda não mostrou se pode, de fato, assumir uma titularidade definitiva sem oscilar. Seja como for, o Corinthians terá de abrir os cofres para reformular a zaga. Um desafio e tanto para a gestão que promete contratar para todos os setores.
?? Ouça o podcast ge Corinthians ??
+ Assista: tudo sobre o Corinthians na Globo, sportv e ge



CONFIRA! Inteligência artificial faz previsão bombástica sobre a final entre Corinthians e Vasco!
Novo patrocínio milionário? Corinthians acerta acordo com empresa gigante para a final da Copa do Brasil
Teve briga? Clima esquenta, Hugo intervém e Corinthians busca redenção
Dívida bilionária pressiona o Corinthians, que busca empréstimo milionário para evitar colapso
Qual sua opinião? Sem gols em Itaquera, Diniz vê gramado como fator determinante do jogo
QUEM É FAVORITO?! vidente prevê final intensa e aponta cenário preocupante
Gabigol a caminho? Relação de artilheiro com Dorival pode aproximar craque do Corinthians
Troca bombástica? Cruzeiro quer manter Fagner e Corinthians tenta fazer troca por Gabigol
Crise financeira: CBF mantém transfer ban e aumenta pressão sobre diretoria do Corinthians
BOMBA: Talisca sinaliza retorno ao Brasil e Corinthians surge como favorito