Foto: Rodrigo Corsi/FPF
Nesta terça-feira, o Conselho Técnico da Federação Paulista de Futebol sorteou os grupos do Campeonato Paulista-2019 e também revelou a bola oficial da competição. A bola, criada pela Penalty, foi desenvolvida a partir de fios de poliéster reciclados de garrafas pet. De acordo com a marca, é “a primeira bola de futebol profissional do mundo com pegada ecológica”.
Com o nome de S11 Ecoknit, a novidade será alinhada com as novas orientações da Fifa para a produção de bolas. Cada unidade produzida retira do meio ambiente 4,5 garrafas, o que vai resultar no reaproveitamento de milhares de garrafas descartadas.
O alinhamento com a ideia da Fifa foi iniciado no primeiro semestre deste ano. Na ocasião, a Penalty participou da conferência anual da entidade, na Suíça, sendo a única marca sul-americana no evento. Na ocasião, foram debatidos temas como inovação e tecnologia, com destaque para produtos feitos a partir de materiais reciclados. A participação no evento foi o pontapé inicial para o projeto da S11 Ecoknit, que em menos de seis meses saiu do papel.
Roberto Estefano, presidente do conselho da Cambuci, detentora da Penalty, falou detalhes sobre a criação da bola.
– Sempre investimos forte em inovação para criar bolas de alta performance. Encaramos essse interesse das autoridades do futebol como um desafio para criar algo inédito, reforçando o nosso pioneirismo no mercado mundial de produtos – comentou.
Além do tecicdo de garrafa pet reciclada, a S11 Ecoknit conta com outras tecnologias: camada de NEOTEC, que torna a bola mais precisa, e a inédita câmara 6D, que proporciona maior equilíbrio para a bola.
– É uma evolução da S11 Campo Pró, com o diferencial de ter menor impacto ao meio ambiente no processo de produção – destacou Roberto Estefano.