Com o empate em 2 a 2 contra o Vitória, no último domingo (21 de outubro), o Corinthians não conseguiu vencer um confronto direto para fugir do rebaixamento. Por conta disso, o sinal de alerta sobre o perigo da Série B foi ligado no Parque São Jorge. Em seu blog no Uol, o comentarista Paulo Vinícius Coelho trouxe números que comprovam essa preocupação.
Em 2007, o Timão foi rebaixado para a segunda divisão do Brasileirão, único até o momento na história do clube. Na ocasião, contando até a 30ª rodada, o clube tinha 37 pontos e integrava a zona de rebaixamento, um ponto a mais do que atualmente, quando o Corinthians é décimo segundo.
Para tranquilizar os comandados de Jair Ventura, a nota de corte do rebaixamento esse ano deve ser menor do que a do Brasileirão 2007. Se há 11 anos o clube paulista foi rebaixado com 44 pontos, atualmente, segundo os matemáticos, é possível ficar na elite com 43.
Geralmente, os especialistas em números colocam com segurança na primeira divisão os times que fazem 45 pontos. Apenas o ano de 2013 foi uma exceção. Ao fim da 38ª rodada, o Fluminense caiu com 46, mas foi salvo pelo caso Héverton, escalado de forma irregular pela Portuguesa, que acabou descendo. O Coritiba caiu em 2009 com 45.
O próximo compromisso do Corinthians em campo será contra o Bahia, no sábado (27), em São Paulo. O adversário tem 37 pontos, um ponto a mais na tabela do Campeonato Brasileiro.