24/10/2019 16:44

Outubro: o mês que mudou a história do Corinthians; confira

Novo escudo, gols de Teleco, jogos de Wladimir e gol 11.000. A história do clube do Parque São Jorge passou por modificações devido a descobertas de jornalistas e historiadores

Outubro: o mês que mudou a história do Corinthians; confira
Durante o mês de outubro, o torcedor corinthiano se deparou com algumas importantes descobertas que interferiram diretamente na história do clube do Parque São Jorge. Jornalistas, estudiosos e historiadores do Corinthians foram responsáveis por pesquisas que apenas neste mês revelaram um novo escudo do Corinthians, um aumento no número de partidas de Wladimir, assim como no número de gols de Teleco e, é claro, a marcação do gol 11.000.



LEIA TAMBÉM: Seleção Brasileira Feminina: Timão tem três atletas convocadas para defender a amarelinha

A princípio, o gol 10.000 da história corinthiana estava registrado com a autoria de Dentinho, no empate em 3 a 3 com o Botafogo no Pacaembu, no dia 23 de agosto de 2009. Até que o jornalista, professor e historiador Celso Unzelte descobriu o resultado de mais um jogo que estava, até então, esquecido na história alvinegra. Trata-se de Esportiva de Guaratinguetá 0 x 3 Corinthians, partida realizada em 19 de setembro de 1920 que fez os autores dos outros gols históricos mudarem. Com isso, o novo autor do gol 10.000 passou a ser Boquita. O ex-volante balançou as redes na vitória por 2 a 0 contra o Atlético-MG em 16 de agosto de 2009.

Já no último sábado (19), Fagner foi o responsável por marcar o tão esperado gol 11.000, na Arena Corinthians diante do Cruzeiro. No entanto, Celso Unzelte alerta que existem 18 partidas do Timão das quais os resultados são um mistério. Os jogos datam entre 1910 e 1916, e até que os placares sejam descobertos, o gol 11.000 saiu dos pés do lateral direito.

Outra notícia que mexeu com os ânimos da Nação Corinthiana em outubro foi a descoberta de Fernando Wanner. O historiador e responsável pelo Memorial do Corinthians utilizou técnicas modernas de ampliação de imagens e conseguiu localizar um novo escudo do Corinthians, usado nos primeiros anos de existência do clube. Apenas com as letras CP entrelaçadas com fundo branco e bordas pretas, ele se diferencia do escudo registrado em 1915, que continha a letra S também entrelaçada. O novo símbolo é o terceiro na linha temporal e de acordo com Wanner, o desenho foi criado pelo litógrafo Hermógenes Barbuy, irmão do ídolo alvinegro Amilcar Barbuy.

Além disso, Teleco, artilheiro da década de 30 que foi homenageado recentemente com um busto no Parque São Jorge, passou a ter um gol a mais dentro do mesmo número de partidas realizadas, totalizando 257 tentos em 250 jogos, elevando sua média de 1,024 para 1,028 gols marcados por jogo. Isso aconteceu, pois Fábio Preturlon localizou na coleção do extinto Jornal dos Sports os dados que faltavam do jogo São Cristóvão-RJ 2 x 1 Corinthians. Na partida, o gol de honra corinthiano foi marcado pelo artilheiro Teleco.



Mas não foi só Teleco que teve os números da carreira alterados. O ídolo corinthiano Wladimir, que já é o detentor do recorde de partidas com o manto alvinegro, passou a ter 806 jogos representando o Corinthians ao invés de 805. O responsável pela descoberta foi o jornalista Hélio Alcântara, que está preparando uma biografia do ex-lateral esquerdo e, neste mês, encontrou informações que no jogo Corinthians 4 x 0 Santos, em 29 de maio de 1977, Wladimir entrou durante a partida no lugar de Cláudio Mineiro. O acontecimento acabou sendo ignorado pela grande maioria dos veículos midiáticos da época.

Corinthians, História, Timão, Outubro


VEJA TAMBÉM
- Cássio se despede da torcida do Corinthians em emocionante vídeo; confira!
- REFORÇO IMPORTANTE! Diretoria avalia aproveitamento de grande jogador do meio de campo do Corinthians
- FIM DA NOVELA? Dono de clube rival dá prazo para resposta sobre negociação com Cássio









2031 visitas - Fonte: corinthians.com.br

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Até que outubro poderia significar uma reviravolta dentro de campo também nas 11 rodadas restantes da seguinte forma: Flamengo (3 vitórias, 1 empate e 7 derrotas, uma delas pro timão), chegando aos 74 pontos; Corinthians (10 vitórias e 1 empate), terminando com 75 pontos. CAMPEÃO!!!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Sudamericana

Ter - 19:00 - ueno Defensores del Chaco -
X
Nacional Asuncion
Corinthians

Brasileiro

Sáb - 21:00 - Neo Química Arena
0 X 0
Corinthians
Fortaleza EC
publicidade
publicidade
publicidade