O trabalho do técnico Dorival Júnior à frente do Corinthians vem sendo alvo de críticas por parte da torcida alvinegra. A pressão sobre os ombros do treinador cresceu um pouco mais após a atuação apática do Timão na derrota para o São Paulo, por 2 a 0, no último sábado. Embora o desempenho da equipe tenha deixado a desejar, os números iniciais de Dorival no comando do Corinthians não são de todo ruins. Nos primeiros 14 jogos, o treinador somou seis vitórias, com quatro empates e quatro derrotas, totalizando um aproveitamento de 52,38%. Apesar da estatística positiva, o início no Corinthians é o pior dos últimos seis trabalhos de Dorival, seja por clubes ou seleção. Antes de assumir o comando do Alvinegro, o treinador passou por Athletico-PR, Ceará, Flamengo, São Paulo e Seleção Brasileira no período dos últimos cinco anos.
Em 2020, ano do futebol pandêmico, Dorival esteve à frente do Athletico-PR. Em seus primeiros 14 jogos com a equipe paranaense, o professor pegou principalmente partidas do Estadual e foi responsável por nove vitórias, três empates e duas derrotas. Tais números representam um aproveitamento de 71,42%. Após deixar o Athletico, Dorival teve um ano sabático e só voltou ao futebol em 2022, quando assumiu o Ceará em meados de março. No comando do Vozão, o técnico acumulou nove triunfos, dois empates e três derrotas, com um aproveitamento de 69,04%.
Ainda em 2022, já na metade da temporada, Dorival rumou ao Flamengo e mostrou mais um início promissor: ajudou o Rubro-Negro a conquistar nove vitórias, um empate e quatro derrotas nas primeiras 14 partidas, totalizando 66,6% de aproveitamento. Já em abril de 2023, quando assumiu o São Paulo, Dorival conseguiu o mesmo aproveitamento inicial da terceira passagem pelo Flamengo, mas com oito triunfos, quatro empates e dois reveses. Por fim, em seu trabalho na Seleção Brasileira, entre 2024 e 2025, o treinador registrou seis vitórias, sete empates e uma derrota (59,52% de aproveitamento).
Hoje no Corinthians, o aproveitamento inicial do comandante decaiu pouco mais de sete pontos percentuais. É possível dizer, assim, que o aproveitamento inicial dos últimos seis trabalhos de Dorival Júnior foi diminuindo gradativamente, mas sem quedas muito bruscas. Em coletiva no último sábado, o treinador disse saber da pressão que envolve treinar o Corinthians, mas está ciente da necessidade de melhora. Agora, Dorival Júnior tem a missão de melhorar seu aproveitamento à frente do Corinthians. No entanto, o técnico não terá vida fácil, pois o Timão encara o Cruzeiro na 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), na Neo Química Arena. Confira os números iniciais de Dorival no Corinthians e de seus últimos cinco trabalhos: Corinthians (2025): 14 jogos, 6 vitórias, 4 empates e 4 derrotas Seleção Brasileira (2024/2025): 14 jogos, 6 vitórias, 7 empates e 1 derrota São Paulo (2023): 14 jogos, 8 vitórias, 4 empates e 2 derrotas Flamengo (2022): 14 jogos, 9 vitórias, 1 empate e 4 derrotas Ceará (2022): 14 jogos, 9 vitórias, 2 empates e 3 derrotas Athletico-PR (2020): 14 jogos, 9 vitórias, 3 empates e 2 derrotas



BOMBA: Corinthians negocia com Caixa e mira naming rights como solução para dívida bilionária
Fortaleza x Corinthians: onde assistir
BOMBA: Corinthians recebe investidas da Europa por Gui Negão; Bologna faz oferta inicial
Mais dívidas: Corinthians sofre novo baque financeiro e segue proibido de registrar reforços
Naming rights e refinanciamento: Corinthians busca acordo com a Caixa para quitar a Arena
Corinthians e Criciúma se enfrentam na Copinha feminina; Saiba onde assistir o confronto
Idolo manda recado para o Timão? Cassio fala sobre semifinal contra o Corinthians
GOLLLL DO TIMÃO! O Corinthians diminui o placar; Confira o gol
Corinthians x Juventude: tabu gigante, time reserva e foco TOTAL na Copa do Brasil! saiba onde assistir ao jogo
Focado na Copa do Brasil, Corinthians pode poupar atletas contra o Fortaleza