15/2/2021 08:20

[ANÁLISE] Corinthians precisa de mais do que vontade em clássico para sonhar com a Libertadores

[ANÁLISE] Corinthians precisa de mais do que vontade em clássico para sonhar com a Libertadores
O Corinthians teria conseguido uma vitória improvável caso saísse do Maracanã com os três pontos no duelo contra o Flamengo, na tarde de domingo, com o adversário na vice-liderança do Brasileirão e na busca pelo título – algo que não chegou nem perto de acontecer.

A derrota por 2 a 1, dentro do cenário atual, era prevista e deve ser pesada na medida certa, sem drama.

Depois de perder por 5 a 1 no primeiro turno, em jogo que evidenciou longa distância entre os clubes, suportar à pressão inicial do Flamengo no Maracanã após o 1 a 0, conseguir empatar e fazer um jogo equilibrado no segundo tempo, quando saiu o 2 a 1, foi um resultado compatível com o momento.

Não há falta de determinação no Corinthians, algo que parece evidente. Há falta de peças que tornem a equipe mais competitiva dentro de metas maiores.

Nos últimos cinco jogos, são dez gols sofridos. O elenco é desequilibrado e, em grandes jogos, faltam mais atletas de qualidade técnica. Cazares, nesse contexto, faz falta ao time.

Não que fosse impossível o Corinthians de Vagner Mancini derrotar o Flamengo. Em sua estreia, venceu o Athletico-PR por 1 a 0 em Curitiba num momento em que não se vencia fora de casa.

Depois de ser humilhado pelo Flamengo nos 5 a 1, foi a São Januário e venceu o Vasco por 2 a 1, mostrando reação. Tido como zebra, derrotou o líder Internacional por 1 a 0 em casa. Um mês e meio depois, derrotou outro líder, o São Paulo, novamente dentro de casa.

Resultados improváveis fazem parte do futebol e, sabemos, tornam o esporte ainda mais saboroso. Acontece que, como costuma dizer Tite, não dá para ganhar de qualquer jeito. O Corinthians de Mancini não vive o seu melhor momento e, embora tenha sido combativo, nunca mereceu a vitória.

Por estratégia, o Timão foi a campo fechado. Quando Willian Arão desviou a falta cobrada por Arrascaeta para o fundo do gol aos nove minutos, o Timão tinha 17% de posse de bola. Com muita qualidade com a bola nos pés, o Flamengo pressionava e quase fez o segundo com Bruno Henrique, em bola que acertou o travessão. Até os 20 minutos, o jogo se desenhava para mais uma goleada...

Mas o Corinthians reagiu. Fechado em duas linhas de quatro, o Timão conseguiu uma bola escapada com Araos, que deu lindo passe para Léo Natel fazer o gol de empate. Jogadores leves e que se aproveitaram da linha alta da defesa do Flamengo, em lance de indefinição de Willian Arão.


Com mesma disposição, o Timão teve o primeiro lance de perigo da segunda etapa, em rara jogada de Gustavo Mosquito pela direita. Após outro passe de Araos, o atacante chutou, e o goleiro Hugo pegou. Não demorou nem dois minutos para o Flamengo chegar ao segundo gol, com Gabigol.

Mancini tentou mudanças: Ramiro, Roni e Luan substituíram Cantillo, Xavier e Otero, mas praticamente nada aconteceu. Araos foi para a ponta, depois Jô ganhou vaga na frente, e o garoto Gabriel Pereira tentou fazer alguma fogueira nos minutos finais. Pouca munição contra o Flamengo.

O conformismo por essa derrota, porém, não pode tirar o peso do que vem pela frente.

O Corinthians precisa vencer o Santos, rival direto na briga pela Libertadores, na próxima quarta-feira, e o Vasco, em seu último jogo em casa, para seguir na briga por uma das duas vagas na Libertadores. Há ainda o confronto com o líder Internacional no Beira-Rio na última rodada, em difícil desafio.

Os resultados da rodada deste fim de semana levaram o time para a décima posição. E o Bragantino, que pega o Sport nesta segunda-feira, também pode passar o Timão nesta noite.

Embora o Santos seja o atual vice-campeão da Libertadores e vá jogar dentro de casa, o Timão não pode encarar esse jogo como mais um daqueles que a derrota é normal.

Após desperdiçar pontos contra Bragantino (derrota por 2 a 0 em casa), Bahia (derrota por 2 a 1 fora) e Athletico-PR (empate por 3 a 3 em casa), o time do técnico Vagner Mancini tem de mostrar mais do que vontade e determinação na decisão.

Para voltar a ter um resultado improvável no campeonato, precisará se ajustar de forma coletiva para não sofrer defensivamente, ter uma estratégia para parar Marinho e conseguir produzir boas jogadas ofensivas, com a que Araos serviu Léo Natel no Maracanã. Fagner, suspenso, fará muita falta.

O retorno de Cazares ao time titular seria altamente benéfico para o time, embora ainda não se possa cravar que vá acontecer pela situação física do meia. Araos tem ido bem, mas ainda não alcançou a plenitude técnica. Luan, quando entra, evidencia a cada jogo a sua falta de sintonia com o time.

É o momento das definições no Corinthians. A Libertadores é sonho real ou utopia?






Corinthians, Brasileirão, Derrota, Análise


VEJA TAMBÉM
- Corinthians goleia o Fluminense e vence a primeira no Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Fluminense
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors









2211 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Kleber Vellenev     

Precisa do Walter no gol e trocar metade do time!

Mais um ano sem libertadores, com esse elenco

Robervaldo Buque     

Com esse plantel vai ser outro fumo.....jogadores medrosos....só joga na,arena corintians....fora da arena são uns merdas

GENTE VAMOS CAIR NA REAL... ENQUANTO O CÁSSIO ACHAR QUE NÃO DEVE SE APOSENTAR TEREMOS QUE AGUENTÁ-LO. NINGUÉM TEM PEITO PRA TIRÁ-LO!

#RenovacaoGeralja. Acordar para não passar vexame na Sul-americana!! Libertadores já era!!

Também concordo,esses caras não tem peito pra deixar o Cassio no banco.

Leandro Leandro     

Esse cassio e um vergonha no gol tira esse cara

Edynaldo Leite     

Sonha com libertadores e acorda na sulamericana hehehehehe

Wilson Fernandes     

Se jamerson e Cazares não voltar para o clássico esquece de pré libertadores, se não vai da valor aos meninos da base, e nem contratar (jogadores)não pé de rato é melhor nem conseguir essa vaga para pré libertadores com esse elenco,esses jogadores bipolares é um prato cheio para os rivais zuar o resto do ano somos torcedores não palhaços Mancini e a garotada da base que vc sempre diz em coletiva que esta treinando junto com o profissional?

Pra vencer o clássico é só montar uma boa estratégia,time pra vencer o Santos nós temos.

Essa falta de vontade. Será que o salário atrasou de novo ???

Marco Antônio     

Esse time na libertadores ninguém merece é muito fraco falta raça vontade honrar o manto sagrado do Corinthians,tirar o Cássio do pelo amor Deus não da mais para tolerar o Cassio,ele não sabe explorar o tamanho dele.

Olair Cassiano     

Precisa de RAÇA e vontade pra se classificar pra libertadores o time não tá com vontade nem uma pra copa libertadores essa é a verdade time lento de mais principalnente quando entra esse podre do luan essa mumia em campo é o atraso do Corinthians

Ivo Pereira     

O Corinthians precisa é de jogadores com qualidade pra vestir o manto sagrado ??

Esquece a libertadores vamos só passa vergonha

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade