19/6/2016 08:42
Histórico em campo e conceitos à la Tite: por que o Timão quer Cristóvão
Treinador está sem clube há três meses e agradou diretoria do Corinthians após indicação. Ele defendeu o clube na década de 80 e convenceu por não representar ruptura ao trabalho
Meio-campista entrou em campo 58 vezes pelo Corinthians e marcou 13 gols neste período (foto:GazetaPress)
Cristóvão Borges não era uma das prioridades do Corinthians para assumir a vaga de Tite, que trocou o clube pela Seleção Brasileira na semana passada. A diretoria alvinegra passou os últimos dias realizando consultas a profissionais como Sylvinho, Fernando Diniz, Eduardo Baptista e Roger Machado, mas nenhum deles deu sinalização positiva às investidas, o que deixou o Timão sem um foco definido. Entre técnicos oferecidos por empresários e outros vistos espontaneamente com bons olhos, o de Cristóvão despontou. A principal razão do interesse do Corinthians no baiano de 57 anos foi o fato de ele não representar uma ruptura ao estilo de trabalho realizado por Tite desde 2015.
Além de um técnico com conceitos de jogo semelhantes aos de Tite, como manutenção da posse de bola, amplitude, inversões de posicionamento e ofensividade, o Corinthians procurava alguém com um perfil mais moderado no comportamento, também como seu ex-treinador. Cristóvão não é afeito a declarações fortes ou grandes polêmicas, e costuma conduzir bem o dia a dia. Estes elementos convenceram o clube a apostar no nome de Cristóvão, que dirigirá apenas seu sexto clube na carreira.
Efetivado no comando do Vasco em 2011, após problemas de saúde de Ricardo Gomes, de quem era auxiliar, Cristóvão Borges dirigiu Bahia, Flamengo, Fluminense e Atlético-PR na sequência. O último trabalho foi no Paraná, e terminou em março deste ano. No Flamengo, clube em que trabalhou por apenas quatro meses, o treinador foi comparado a Tite por alguém que conhece bem o ex-corintiano: Emerson Sheik, campeão da Libertadores e do Mundial sob o comando do gaúcho.
- Trabalhei com o Tite e vi o Cristovão muito parecido com ele. Achei que nunca fosse encontrar um treinador do futebol parecido com o Tite, bem estudioso - disse Sheik, em 2015.
Somado a fatores como perfil de trabalho e comportamento, Cristóvão foi visto como bom nome por conhecer de perto as pressões do Corinthians. O ex-meio-campista vestiu a camisa do Timão entre as temporadas de 1986 e 1987, com 58 jogos realizados e 13 gols marcados. Dois de seus gols tiveram sabor especial: ele marcou contra o Palmeiras numa semifinal de Campeonato Paulista e também balançou as redes do rival São Paulo. Cristóvão pendurou as chuteiras em 1994 e iniciou a trajetória como auxiliar técnico quatro anos depois. Ele acompanhou Ricardo Gomes até 2011 e depois iniciou a carreira como treinador que agora chega ao sexto clube.
Além de Cristóvão, o Corinthians trabalhou com outros perfis semelhantes ao de Tite: Oswaldo de Oliveira e Vagner Mancini, que só voltarão a ser procurados caso não haja acordo com o baiano de 57 anos. Cristóvão virá a São Paulo neste domingo para acertar detalhes finais do contrato, que deve ser válido até dezembro de 2017. Da mesma maneira que era com Tite.
VEJA TAMBÉM
- Bastidores otimistas: Corinthians pode ter elenco quase completo contra o Cruzeiro
- REBATEU: Corinthians reage à proibição da Gaviões e pede revisão antes da semifinal
- Melou: Rival supera o Corinthians em negociações e deve anunciar destaque do Brasileirão
6018 visitas - Fonte: LANCE!Net
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas
se era pra traser o Cristóvão .Porque não trouxeram o OSMAR LOS da base ?
essa diretoria tem que esquecer o trabalho do tite e trazer um técnico que por esse pé de rato do burro henrique no banco.
Traz quem então? Varios recusaram... Aguirre, Oswaldo, Mancini, Cristóvão muda oq de um pro outro, Luxemburgo lixo, Abel odeia o Corinthians, Loss tem experiência com molecada tanto q nem de interino ficou colocaram o Carille, dirigir time profissional é outra pegada. Quem sobrou?
O Titi nos deixou mal acostumados essa é a verdade. Não existem nenhuma opção q chegue nem perto dele essa é a verdade.
toda sorte do mundo para cristovao e tambem para o timao
vai corinthians
onde o tite era ofensivo ta de brincadeira nem tite nem esse Cristóvão são ofensivos ,lá vai essa diretoria incompente fazer mais cagada
Só estão citando o Cristóvão,( que vai entrar de besta nisso tudo) porque o cara não fala nada, vai ser um pau mandado, e esse presidente lixo, junto ao seu diretor de merda, vão continuar fazendo só porcarias por baixo dos panos e vai ficar tudo por isso mesmo, porque eles não apostam no técnico da base Osmar loss, nos somos campeões em tudo o que disputamos nas bases, e porque nossos meninos não são aproveitados?? É claro são feitos apenas para gerar dinheiro a dirigentes e empresário, tem que haver uma limpa nessa direção do Corinthians inteira, expulsar todos os lixos, não deixar mais empresários pisarem lá, e assim começar de novo, deixa o Loss, que é bom técnico, conhece tudo da base e do clube, empresta, doa, ou até mesmo dá o tal do André, jogador de série D, manda embora, Cássio, Bruno Henrique, e Rodriguinho, Luciano jogadores reservas na série B, arruma um IDIOTA, que queira a piada do pato, traz um bom zagueiro, e dois atacantes de verdade.
Walter
Uendel ou Arana
Balbuena
Vilson, mas precisa de um zagueiro melhor.
Fagner
Maicon
camacho
Giovanni Augusto
Marquinhos Gabriel
Guilherme
Luca ou Romero, até contratar um atacante de verdade, e vamos usar nossa base, que é a melhor do país.
essa diretoria ainda não conheceu o Corinthiano, tabom de RESPEITA a nação.
quer Cristóvão porque o cara não fala nada vai ter que fazer tudo que essa diretoria incompetente quer
ponha o abelao aí para ver o pau cair a foia o cara bater de frente