O Cruzeiro enfrentará um grande desafio ao tentar reverter um tabu histórico para assegurar sua vaga na final da Copa do Brasil de 2025. O Corinthians, jogando em casa, não perde há 16 partidas nessa competição, uma sequência impressionante que começou após sua última derrota em 2 de junho de 2021, para o Atlético-GO, no primeiro jogo da Copa do Brasil, onde foi derrotado por 2 a 0. Desde então, o Timão não conseguiu ser derrotado em sua casa.
Desde 2022, o Corinthians ostenta uma performance notável como mandante na Copa do Brasil, acumulando 16 jogos com 13 vitórias e três empates, resultando em um aproveitamento de 88%. Durante esse período, a equipe marcou 31 gols, com uma média de 1,9 por partida, e sofreu apenas seis, o que representa uma média de 0,4 gol por jogo. Esta sequência inclui vitórias significativas, como a vitória por 4 a 0 sobre o Santos nas oitavas de final de 2022 e um triunfo de 1 a 0 sobre o Palmeiras nas oitavas de final de 2025.
No confronto atual, que se desenrola na fase semifinal, o Cruzeiro tem uma tarefa intrincada à sua frente. No primeiro embate, realizado no Mineirão, o Corinthians levou a melhor com uma vitória de 1 a 0, com um gol de Memphis Depay. Dessa forma, o time de Dorival Júnior entra em campo na partida de volta apenas precisando de um empate para avançar. Por outro lado, o Cruzeiro, sob a direção de Leonardo Jardim, precisa vencer por dois gols de diferença para se classificar diretamente, evitando a necessidade de uma disputa de pênaltis.
Os números do Corinthians em seus domínios, a Neo Química Arena, falam por si mesmos. Desde a abertura do estádio em 2014, o time disputou 34 jogos pela Copa do Brasil, conquistando 23 vitórias, cinco empates e sofrendo apenas seis derrotas, totalizando um aproveitamento de 73%. Neste cenário, a força ofensiva e defensiva do Corinthians se destaca, com 58 gols marcados, uma média de 1,7 por partida, e apenas 23 gols sofridos, com uma média de 0,7 por jogo.
Com um histórico que inclui partidas decisivas contra clubes de grande renome, como Fluminense e Flamengo, o Corinthians mantém um forte retrospecto em suas anfitrionias. À medida que a semifinal avança, resta saber se o Cruzeiro conseguirá quebrar esse tabu e se estabelecer na final da Copa do Brasil.



ERRO DE ARBITRAGEM? Internautas apontam possível falha em gol do Corinthians
CBF escolhe árbitro polêmico para Corinthians x Cruzeiro e gera desconforto
GOOOOOOOOOOOOOOOOL! 1X0 E CORINTHIANS VAI AMASSANDO O CRUZEIRO
Daronco vira alvo após vitória do Corinthians e leitura labial expõe falas polêmicas
CONFIRA! Vidente faz previsão sobre jogo do Corinthians contra o Cruzeiro na Copa do Brasil
So falta assinar? Corinthians aceita pagar valor milionário para estrela mas barra em alto valar de transferência
Alfinetou? Campeão pelo Corinthians crava virada do Cruzeiro na Copa do Brasil
Fala, craque! Memphis Depay arrisca português e fala sobre vitória contra o Cruzeiro
REBATEU: Corinthians reage à proibição da Gaviões e pede revisão antes da semifinal
Premiação atrasada expõe crise no Corinthians às vésperas da semi com o Cruzeiro