Neymar reencontrará o rival Corinthians nesta quarta-feira (12). O Santos enfrenta o Timão na Neo Química Arena, às 21h35 (de Brasília), em jogo do Campeonato Paulista. Ao longo da primeira passagem pelo futebol brasileiro, o craque viveu altos e baixos no Clássico Alvinegro. Entre os momentos mais marcantes, estiveram trocas de provocações em campo e um duelo marcado pela demissão de Dorival Júnior, provocada por desentendimento com o então jovem jogador. Abaixo, o Lance! relembra embates entre Neymar e Corinthians.
Neymar aplicou um chapéu em Chicão, do Corinthians, aos 21 minutos do segundo tempo de clássico válido pelo Paulistão de 2010. A partida, no entanto, estava paralisada. O lance desagradou o zagueiro corintiano, que desabafou posteriormente em entrevista ao "Ge". - Achei uma babaquice o que ele fez. Sabe aquele menino que está começando e se empolga com o futebol? Não tinha necessidade de fazer aquilo. Durante o jogo, ele não deu caneta e nem chapéu. Mas, quando a bola parou, quis fazer gracinha para a torcida. Ele disse que fez aquilo porque deu vontade. Em mim também deu vontade de fazer muita coisa com ele depois do lance, mas não fiz. Futebol arte é quando a bola está rolando. Ele não fez futebol arte durante o jogo. Se ele quer brincar, é melhor ir ao parque de diversões - disse Chicão.

O desentendimento entre Neymar e Dorival Júnior aconteceu durante a passagem do treinador pelo Santos. O estopim da polêmica ocorreu no jogo Santos x Atlético-GO, no dia 15 de setembro de 2010, pelo Brasileirão. O Santos vencia a partida por 4 a 2, e o time teve um pênalti a seu favor. Neymar queria cobrar a penalidade, no entanto, Dorival ordenou que o batedor oficial, Marcel, fizesse a cobrança. A decisão irritou Neymar, que demonstrou insatisfação em campo e reclamou abertamente com o treinador.

No jogo de ida da semifinal da Libertadores de 2012, na Vila Belmiro, Neymar valorizou uma falta que sofreu de Emerson Sheik. O corintiano, que já tinha um cartão amarelo, recebeu o segundo e foi expulso da partida pelo árbitro Marcelo de Lima Henrique. Os jogadores do Corinthians ficaram revoltados e acusaram Neymar de simulação, já que o atleta rolou com dor no gramado, mas se levantou sem lesões logo após o juiz aplicar o cartão vermelho.
Em 2017, o Corinthians publicou uma foto de Neymar comemorando gol com a bandeirinha de escanteio da Arena Corinthians (com as cores do clube), quando celebrava um tento pela Seleção Brasileira no estádio. O Timão aproveitou para brincar e relembrar que o craque tirou uma foto com a camisa do clube durante as Olimpíadas de 2016. - Já vestiu nossa camisa, já segurou nossa bandeira! #TáQuerendo - postou o Timão.
Ainda no Al-Hilal, Neymar veio ao Brasil e marcou presença no clássico entre Santos e Corinthians, pelo Paulistão de 2024, na Vila Belmiro. O craque assistiu ao clássico do camarote da Blaze, casa de apostas e patrocinadora máster do clube. Durante sua passagem pelo Santos, Neymar marcou gol na conquista do título do Paulistão em final contra o Corinthians, em 2011, na Vila Belmiro. Por outro lado, perdeu a final estadual de 2009 e participou da eliminação do Peixe para o rival na semifinal da Libertadores de 2012. A Arena Corinthians costuma dar sorte a Neymar. Ele disputou três jogos no estádio e marcou quatro gols: dois contra a Croácia, na Copa do Mundo, um contra a Colômbia, nas Olimpíadas, e um contra o Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa.