Enquanto o Corinthians estava no Paraguai para enfrentar o Guaraní, pela segunda fase da Taça Libertadores, três jogadores que ficaram no Brasil em tratamentos no departamento médico foram submetidos a uma avaliação neurológica.
LEIA TAMBÉM: Corinthians se reapresenta e espera contar com Ramiro na decisão da próxima quarta-feira
Algo que, segundo Joaquim Grava, consultor médico do Timão, é algo inovador no país. A ideia é que todo o elenco seja avaliado ao longo da temporada.
Responsável pelo estudo, o neurologista Renato Anghinah explicou que avaliação contou com trabalhos também de um psicólogo e que os atletas foram submetidos a exames de neurofisiologia clínica utilizando realidade virtual.
–
São exames muito importantes para uma avaliação neurológica de pré-temporada. Trata-se de um trabalho muito sério, com bases científicas já utilizadas internacionalmente – explicou.
Uma das utilidades deste tipo de exame é traçar um parâmetro para o caso de choques de cabeça que causem concussões. Segundo o médico, porém, há razões também relacionadas ao jogo.
–
As avaliações não dizem respeito apenas aos choques de cabeça. Esse trabalho, além de ter um caráter preventivo e complementar a avaliação do atleta de modo global, pode ser utilizado para contribuir com a parte técnica do time como um todo – destacou.
Os exames deste tipo são comuns, por exemplo, nas ligas esportivas norte-americanas.
–
No momento estamos em uma fase preliminar do estudo, que terá uma faceta clínica, com dados de uso imediato e outra científica, cujos resultados nos guiarão para a nossa realidade do nosso futebol.
O Corinthians deve divulgar imagens dos exames nos próximos dias.
Corinthians, DM, Avelar, Ramiro, Léo Santos, Exames, Timão
Kkkkkkkkk eu racho dos comentários.kkk
Aproveita e faz no Duílio e no andres também eles devem ter muitas complicações concerteza