24/4/2015 20:50

L! Opina: O que está em jogo na final do Campeonato Paulista de 2015

Palmeiras, muito atrás dos rivais neste século, quer voltar a se acostumar com títulos. Peixe tenta manter hegemonia recente, empatar com o São Paulo e encostar no Verdão

L! Opina: O que está em jogo na final do Campeonato Paulista de 2015
O palmeirense encheu-se de orgulho, com toda razão, ao derrubar o maior rival e "carimbar" a primeira queda do Timão da história na Arena Corinthians. Foi um Dérbi histórico simplesmente por isso. Tanto faz o campeonato. Quem tenta minimizar ou finge não entender tal fato mostra ignorância diante de uma das maiores rivalidades do mundo - Guerrero foi um deles. Página virada. Agora o Palmeiras olha para uma final de Paulistão, contra o Santos.

A final estadual é apenas a segunda doPalmeiras neste século. O Peixe chega à sua sétima seguida, um feito incrível. O Alvinegro, maior campeão do Estado de 2001 em diante (cinco títulos), vai para a decisão forte, sem ter perdido nenhum clássico na temporada. Enquanto o Santos tenta aumentar sua hegemonia, o Palmeiras quer voltar a ocupar o topo, onde pouco ficou desde o fim da parceria com a Parmalat em 2001.

Os "respiros" do Palmeiras foram escassos nos últimos quase 15 anos: um título Paulista em 2008 e uma Copa do Brasil em 2012. Duas taças contra um festival de conquistas dos rivais no século 21 (ver abaixo), fazendo minar a auto-estima do palmeirense, esmagada também por dois rebaixamentos.

Vencer o Paulistão de 2015 seria algo acima da expectativa para um elenco montado do zero em janeiro. Um gás que pode ser valioso na tentativa de resgatar de vez a força de um clube que brilhou em praticamente todo o século 20. Seria um prêmio para a torcida, tratada como fenômeno por conta do "boom" de sócios-torcedores.

Ao Peixe, tão acostumado com títulos e finais nos últimos anos, a luta é pela sexta taça de Paulistão em menos de dez anos. Conquistar o 21º estadual fará o clube empatar com o São Paulo (21) e encostar no
Palmeiras (22). O Corinthians segue à frente com 27 títulos. Orgulho não falta ao santista, que chegou a temer pelo pior com a crise financeira que tirou atletas como Arouca da Vila Belmiro em janeiro. Tem Robinho, o artilheiro Ricardo Oliveira e um ataque jogando fácil.

O Palmeiras encorpou-se demais com os 3 a 0 da primeira fase sobre o São Paulo e a vitória nos pênaltis sobre o Timão. Não é mais o time inseguro que jogou bem por poucos minutos antes de tomar a virada por 2 a 1 do Peixe na primeira fase, na Vila Belmiro. Temos tudo para ver dois grandes jogos na final!
As principais conquistas dos quatro grandes neste século:

Corinthians (12)
1 Mundial
1 Libertadores
1 Recopa
2 Brasileiros
2 Copas do Brasil
1 Liga Rio-SP
4 Paulistas

Santos (10)
1 Libertadores
2 Brasileiros
1 Recopa
1 Copa do Brasil
5 Paulistas

São Paulo (7)
1 Mundial
1 Libertadores
3 Brasileiros
1 Copa Sul-Americana
1 Paulista

Palmeiras (2)
1 Copa do Brasil
1 Paulista


VEJA TAMBÉM
- Corinthians goleia o Fluminense e vence a primeira no Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Fluminense
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors









3903 visitas - Fonte: LANCE!Net

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade