16/1/2020 12:25

Intenso e combativo, Corinthians já começa a ganhar nova cara com Tiago Nunes

Primeiros conceitos puderam ser vistos em prática na vitória por 2 a 1 contra o NY City

Foto: Divulgação

Um novo Corinthians está nascendo.

LEIA TAMBÉM: Gol de falta, camisa 7: Luan anima torcida e supera ídolos em apenas 45min



Com apenas dez dias de preparação com Tiago Nunes, o Timão encarou o New York City FC no estádio do Orlando City, na estreia do Torneio da Flórida, e viu seu time titular vencer o primeiro tempo por 2 a 0 com enorme superioridade. Com os reservas, perdeu por 1 a 0 na etapa final.

Mais do que resultado, porém, o que o torcedor pode celebrar é uma clara mudança de postura em relação ao que se via como padrão até 2019.

O futebol reativo ficou para trás e, ao menos nos primeiros 45 minutos, quando o técnico teve titulares em campo, o que se viu foi um time propositivo, que usou a posse de bola para avançar, que agrediu com enorme qualidade e que, quando não tinha a bola, pressionava com força para tentar recuperá-la. Futebol de intensidade.

O time, aparentemente montado num 4-4-2 quando se defende e num 4-2-3-1 quando atacava, tinha na verdade variações táticas já ensaiadas. Como explicou o próprio treinador na entrevista coletiva.

"Sobre o 2-3-1, a gente teve mais movimentações, às vezes o beirada vem para dentro, forma um 4-4-2 com quadrado, às vezes forma um losango, às vezes uma rodagem com três, temos uma quantidade de variações de acordo com a movimentação da equipe que podem ser interpretadas de maneira diferente de acordo com a foto do jogo. Queremos interpretações de espaço e movimentos equilibrados, sem perder agressividade para a gente finalizar muito ao gol adversário" explicou o técnico do Timão.

Como pontos fundamentais do esquema estiveram Camacho e Cantillo, jogadores com enorme potencial de condução de bola e início de transição ofensiva; Luan, que desequilibra qualquer partida e definiu o placar com dois golaços; e Janderson, que não é Michael, mas que mostrou talento como válvula de escape pela esquerda que o Timão tanto busca. Destaques de um primeiro jogo.

Na etapa final, com 11 trocas, o Corinthians mudou características e viu a intensidade do time cair. Nomes como Fagner, Camacho e Janderson deram lugar a Bruno Méndez, Gabriel e Vagner Love, atletas com outro tipo de virtudes. Mesmo assim, Mateus Vital e Davó conseguiram acelerar o jogo.

Até sábado, dia do último jogo, contra o Atlético Nacional da Colômbia, a comissão técnica terá mais três treinamentos, um na quinta e dois na sexta. A tendência é de que o time volte a repetir padrões e ganhe em qualificação ofensiva.


Corinthians, Tiago Nunes, 2020, Flórida Cup, New York City





LEIA TAMBÉM: História complicada: Corinthians é processado por negociação que envolve Richard e Richarlison; entenda

LEIA TAMBÉM: [COMENTE] Para você, é justa a pressão prematura sobre o trabalho de Tiago Nunes no Corinthians?

LEIA TAMBÉM: Brasileirão 2020: calendário completo é divulgado pela CBF; veja todos os jogos do Timão



2448 visitas - Fonte: tudotimao.com.br

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Estive no estadio e gostei do que vi

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

Próximo Jogo - Paulista

Sáb - 19:00 - Grêmio Novorizontino - Premiere
Novorizontino
Corinthians

Último jogo - Paulista

Qua - 21:30 - Arena
Corinthians
1 1
Santo André
Untitled Document
Classificação
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
vitoria empate derrota