Vitinho, atacante do Corinthians, deixou o campo lesionado durante a partida contra o Mirassol, no último sábado, pelo Campeonato Brasileiro. O jogador ficou em campo por apenas 17 minutos antes de sentir dores no joelho e abandonar o jogo.
No dia seguinte, Vitinho passou por exames no Hospital Sírio Libanês, onde foi diagnosticada uma lesão no menisco medial do joelho direito. Para tratar a lesão, ele foi submetido a uma artroscopia, um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, que permite não apenas o diagnóstico, mas também o tratamento da condição.
A fisioterapeuta Vandressa Lindemann explica que o menisco medial é uma cartilagem em formato de C, localizada na parte interna do joelho, e tem a função de amortecer impactos e estabilizar a articulação. A lesão geralmente ocorre devido a torções bruscas, mudanças rápidas de direção ou movimentos de aceleração e desaceleração, que são comuns no futebol.
Embora a lesão de Vitinho pudesse ser tratada de maneira conservadora, a artroscopia foi escolhida para acelerar seu retorno aos gramados. De acordo com Vandressa, esse tipo de cirurgia é indicado em situações de dor persistente ou quando outros tratamentos não surtiram efeito.
Após a cirurgia, o jogador pode enfrentar um longo período fora dos campos, possivelmente de até seis meses, dependendo da gravidade da lesão e do tipo de procedimento realizado. Em casos de meniscectomia parcial, a volta aos treinos pode ocorrer em quatro a oito semanas, enquanto na sutura do menisco, o tempo pode variar de quatro a seis meses, podendo se estender em alguns casos.
A recuperação envolverá etapas importantes, começando pelo controle da dor e da inflamação, seguido de fisioterapia para melhorar a amplitude de movimento, a força muscular e a estabilidade do joelho, com foco nos músculos que sustentam a articulação.
Vandressa também alerta que, mesmo com a cirurgia, existem riscos de desgaste da cartilagem e o potencial desenvolvimento de artrose a longo prazo, especialmente em casos de meniscectomia total. Por essa razão, os médicos costumam preferir a preservação do menisco através de suturas quando possível.



BOMBA: Corinthians negocia com Caixa e mira naming rights como solução para dívida bilionária
Fortaleza x Corinthians: onde assistir
BOMBA: Corinthians recebe investidas da Europa por Gui Negão; Bologna faz oferta inicial
Rival desfalcado? Artilheiro do Brasileirão pode estar fora de decisão contra o Corinthians
GOOOOOOOOOOL! DO CORINTHIANS! RANIELE ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO TIMÃO!
DESFALQUE: Matheuzinho é baixa confirmada para o Corinthians na Arena Castelão
Naming rights e refinanciamento: Corinthians busca acordo com a Caixa para quitar a Arena
Corinthians e Criciúma se enfrentam na Copinha feminina; Saiba onde assistir o confronto