O Corinthians enfrenta o Ceará nesta quarta-feira (16), às 19h30 (de Brasília), no Castelão, pelo Campeonato Brasileiro. Em 2011, o confronto marcou uma vitória decisiva para o penta do Timão, e o nascimento de um herói: Cachito Ramírez. Contratado junto ao Universitário no início daquele ano, o peruano chegou ao Corinthians sem tanto prestígio, mas caiu no gosto da torcida logo em sua primeira partida ao marcar um golaço contra o São Bernardo pelo Paulistão. O bom começo de Ramírez se contrastou com uma fase complicada do Timão, que foi eliminado pelo Tolima na Pré-Libertadores.
A equipe comandada por Tite evoluiu no Brasileirão e disputou o título com o Vasco da Gama até o final. Na 35ª rodada, as duas equipes estavam empatadas no topo da tabela. A equipe carioca empatou com o Palmeiras por 1 a 1 no Pacaembu, e o Corinthians teve um jogo complicado contra o Ceará no estádio Getúlio Vargas. A equipe cearense foi melhor durante a partida, e o Corinthians teve dificuldades para marcar. Ramírez entrou no decorrer do segundo tempo, e aos 35 minutos da etapa final, driblou dois jogadores e marcou um belo gol, que garantiu a vitória alvinegra por 1 a 0. O Timão abriu dois pontos de vantagem sobre o Vasco, que carregou até a última rodada, quando garantiu o título.
Ramírez ainda estava no elenco que conquistou a Libertadores, antes de ser emprestado ao Botafogo e Ponte Preta. O peruano fez 54 partidas pelo Corinthians, até deixar o clube em 2014. Sua passagem ficou marcada pelo belo gol contra o Ceará, e entrevista ao Lance!, mostra orgulho pelo feito.
