Quando chegou ao Corinthians, em setembro do ano passado, Memphis assumiu a missão de liderar a equipe na luta contra o rebaixamento. Em poucos meses, firmou-se como uma das referências do time. Vestindo a camisa 94, foi um dos principais nomes na campanha que tirou o clube alvinegro da zona de rebaixamento e garantiu a classificação para a Libertadores. Neste ano, a expectativa era que o time mantivesse o ímpeto na competição continental, mas o clube alvinegro foi eliminado ainda na Pré-Libertadores, para o Barcelona de Guayaquil.
Memphis se tornou camisa 10 após exercer uma cláusula de seu contrato, que deixou Garro insatisfeito, e participou da campanha do título do Paulistão, que encerrou um jejum de seis anos sem conquistas do Timão. Apesar do sucesso, Memphis inicia o segundo semestre como uma incógnita. Pela primeira vez desde que chegou ao Timão, passou a ser contestado pela Fiel. Em um ano menos artilheiro, o jogador vem sendo cobrado pelo desempenho irregular no Brasileirão, em que o time ocupa apenas a décima colocação.
O ápice das críticas ocorreu na derrota por 2 a 1 para o Mirassol, quando Memphis desperdiçou um pênalti ao tentar uma cavadinha. Além disso, arrumou briga fora de campo com Neto, apresentador e ídolo do Timão. O holandês citou o ex-camisa 10 do Corinthians na música "São Paulo Freestyle", onde afirmou que o jogador busca criticá-lo para ganhar mais audiência. A resposta veio, com muitos xingamentos por parte do comunicador, e a Fiel se dividiu sobre quem está certo. Memphis cobrou o Corinthians por uma dívida de R$ 6,1 milhões, que inclui direitos de imagem e uma bonificação pelo título do Paulistão. O holandês chegou a afirmar que não participaria da reapresentação da equipe, que ocorreu neste sábado (28), mas o Timão conseguiu quitar parte das pendências e evitou o atrito.

Com 14 jogos disputados, Memphis marcou 7 gols, fez 4 assistências e teve uma média de 90 minutos para participar de gol. Ele também realizou 15 de 35 finalizações no gol, contribuiu com 19 passes decisivos, criou 4 grandes chances e teve 19 dribles certos. Além disso, teve um acerto no passe de 79%, realizou 8 desarmes e sofreu 18 faltas. Sua nota no Sofascore foi de 7.23. Em 28 jogos, sendo titular em 24, o jogador marcou 6 gols, fez 10 assistências, teve uma média de 134 minutos para participar de gol, realizou 31 de 69 finalizações no gol, contribuiu com 49 passes decisivos, criou 10 grandes chances, teve 37 dribles certos, alcançou um acerto no passe de 79%, realizou 15 desarmes e sofreu 31 faltas. Sua nota no Sofascore foi de 7.20.
Memphis tem contrato com o Timão até a metade do próximo ano. Apesar dos atritos e do assédio de clubes europeus, o jogador não pretende deixar o clube. A multa rescisória do atacante para equipes do exterior é de 10 milhões de euros, cerca de R$ 64 milhões. Neste segundo semestre, o Corinthians disputará o Brasileirão e a Copa do Brasil. No mata-mata, o adversário nas oitavas de final será o Palmeiras, mesmo rival da final do Paulistão.