O desejo de ruptura já existe há alguns anos, mas o sucesso em executá-lo nunca tinha vindo. Até hoje. O Corinthians de 2022 faz com sucesso o que gostaria de fazer desde quando contratou Tiago Nunes, em 2019. O time chega ao mata-mata do Paulistão conseguindo superar boa parte das críticas que vinha sofrendo ao falhar seguidamente na implementação do sistema ofensivo que desejava.
Desde a última passagem de Fábio Carille pelo time, também em 2019, a cúpula corintiana já vinha falando em mudança na forma de jogar: deixar de ser um time defensivo para se tornar protagonista nos jogos. O processo levou tempo, fez vítimas no comando técnico (Fábio Carille, Tiago Nunes, Vagner Mancini e Sylvinho) pelo caminho, mas os números de hoje demonstram o sucesso.
Dados do Opta, um dos líderes mundiais em estatísticas de futebol, apontam o Corinthians no topo em dois quesitos durante a primeira fase do Paulistão: posse de bola e disciplina. Os números ainda destacam individualmente o meia Renato Augusto como motorzinho do campeonato.
O Timão liderou a estatística de posse de bola com média de 65,9%. O São Paulo é o único que se aproximou da marca, com 63,8%. Nenhum outro time ultrapassou 55% de média de posse de bola por jogo. Historicamente falando, o número representa um grande aumento dentro do próprio Corinthians.
Média de posse de bola do Corinthians nas últimas cinco edições de Paulistão:
2022: 65,9%
2021: 55,6%
2020: 59,9%
2019: 52,5%
2018: 52,5%
As ações de passe também deram grande salto entre o último ano e esta edição do torneio. Em média, foram 421 passes por jogo no ano passado contra 606 tentativas nesta temporada, um acréscimo de perto de 40%.
No quesito disciplina, o Corinthians foi o time menos faltoso do torneio. Cometeu 120 faltas no total, média de dez por partida, sendo punido com 18 amarelos. Apesar do número de cartões não ser o menor do campeonato, o total de 'pontos disciplinares' no ranking do Opta foi de 174, de longe o menor do estadual.
No caso do Timão, os números são efetivos. O time que tem a maior posse de bola detém também o melhor ataque da competição e o segundo maior índice de 'gols esperados' — estatística que leva em conta todas as finalizações para apontar quanto gols o clube deveria ter feito de acordo com a quantidade e qualidade das oportunidades criadas. Foram 18,5 gols esperados para o Timão, sendo que o time terminou a primeira fase com 19 bolas nas redes.
Nas quartas de final do torneio estadual, o Corinthians terá pela frente o Guarani, amanhã (24), às 19h, na Neo Química Arena. A vaga na próxima fase será decidida em jogo único.
#corinthians #timao #alvinegro #pilares #reforcos