11/5/2015 07:32

CBF explica queda de Gallo e admite 'lista secreta' do Mundial sub-20 com mais nove

Além dos 26 nomes divulgados, ex-técnico da Seleção sub-20 enviou pré-relação que nem a cúpula da CBF conhece. Convocação contestada e centralização minaram trabalho

CBF explica queda de Gallo e admite 'lista secreta' do Mundial sub-20 com mais nove
Gallo trabalhou na CBF por dois anos e três meses (Foto: Divulgação/CBF)

Vinte e quatro jogadores convocados por Alexandre Gallo (Lucão e Boschilia foram liberados para as oitavas de final da Libertadores) se apresentam nesta segunda-feira, em Atibaia (SP), para um período de treinos que antecede o Mundial sub-20, sob o comando do técnico Rogério Micale. Sim, é isso mesmo: Gallo chamou, mas Micale é quem reduzirá de 26 para 21 o número de jogadores do principal torneio de seleções da categoria. O novo comandante, aliás, também terá a opção de realizar trocas no grupo.

Apesar de Gallo, demitido na noite da última sexta, ter soltado uma lista de 26 nomes, existe em posse da Fifa uma pré-relação de mais nove que podem completar o grupo em caso de necessidade. Dispensado, entre outras razões, por ser considerado centralizador, Gallo não deixou nem que a coordenação da CBF soubesse quem são os nomes da "lista secreta", que pode ser usada até o dia 15.

- Você entrega uma relação de 35 nomes para a Fifa e tem que escolher 21 entre eles. O Gallo optou por divulgar só os 26 e a princípio não vamos mudar. Quanto a esses outros nove eu não sei informar, até porque era tudo tocado pelo Gallo, eu não tive acesso - admite, ao LANCE!, Erasmo Damiani, coordenador da base da Seleção.

Damiani assumiu o cargo em março, substituindo justamente Gallo, que a partir dali passou a ser apenas o treinador das seleções sub-20 e olímpica. Aos poucos, o novo coordenador da base fez profundas mudanças na metodologia de trabalho da Seleção, aproximando-a dos clubes, que agora recebem e cedem relatórios detalhados do desenvolvimento de cada jogador.

Desde o início do processo, Gallo não se adequou a essa nova maneira de trabalhar. Isolado na CBF, não discutiu com os clubes ou com a própria cúpula da entidade os nomes que levaria para o Mundial sub-20. A ausência de referências da categoria, como Gérson, do Fluminense, e Gabigol, do Santos, também incomodou. Por isso, sua demissão foi "acelerada".

- As mudanças na CBF não aconteceram da noite para o dia, está desde março esse processo. E aí fomos vendo algumas coisas, umas se encaixavam, outras não. Aí fica aquela história: muda antes ou muda depois? Se é para começar uma nova filosofia você troca logo. Vamos esperar o que? O risco é o mesmo, de ir para o Mundial, não ir bem e depois tomar uma atitude, ou gerar um fato novo já com a pessoa que iniciará o novo ciclo - diz o dirigente da CBF, antes de demonstrar confiança em Micale.

- É comum nos clubes um treinador ser contratado para trabalhar com um elenco formado, e é isso que vai acontecer com o Micale. Mas ele já conhece os jogadores, está recebendo todos os números e temos 20 dias para montar a equipe - completa.

Procurado, Gallo disse que ainda não quer dar entrevistas.


VEJA TAMBÉM
- Corinthians goleia o Fluminense e vence a primeira no Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Fluminense
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors









3081 visitas - Fonte: LanceNet!

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade