25/1/2017 10:05

Motivador quer estar no vestiário do Corinthians na decisão da Copinha

Portador de síndrome rara, Ronald Capita, de 18 anos, é convidado dos atletas para encontrá-los no Pacaembu antes do jogo desta quarta. Palestra dele empurrou Timão

Motivador quer estar no vestiário do Corinthians na decisão da Copinha
Ronald Capita (no centro) quando contou sua vida aos jogadores do Corinthians (Foto: Arquivo Pessoal)


O Corinthians pode ter um reforço no vestiário do Pacaembu antes de enfrentar o Batatais, nesta quarta-feira, às 16h (de Brasília), pela final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Ronald Santos, apelidado de Capita, foi peça-chave para o time de Osmar Loss chegar à final do torneio sub-20.
O jovem de 18 anos é portador da síndrome de Marfan, doença que afeta os sistemas cardiovascular e esquelético, além de olhos e pele. No início do campeonato, Capita deu uma palestra motivacional aos jogadores, a convite do treinador alvinegro.

VEJA A TABELA DA COPINHA
– Não conhecia todos do elenco, mas, logo após a palestra, acredite, senti que chegariam longe. A forma como eles prestavam atenção enquanto eu falava foi incrível. As demonstrações de carinho, respeito e admiração após o papo também. Durante a competição, todos diziam que eu era a motivação, o combustível do desejo de vencer. Isso nas palavras do Loss. Acreditaram no que eu disse. Neles. Nos sonhos. Por isso, estando mais próximos a eles, acredito muito no décimo título da Copinha – afirma Ronaldo, torcedor do Flamengo de Guarulhos.

O convite para estar no vestiário antes do jogo contra o Batatais foi feito por alguns jogadores do Timãozinho. Capita espera que os problemas de locomoção com a cadeira de rodas que utiliza não atrapalhem a chance de estar com os finalistas no estádio municipal.

– O primeiro a falar isso foi o Renan Areias, logo após a palestra. No mesmo dia. "Se formos à final queremos você com a gente. No vestiário ou no campo. Nos vemos na final". Era o reflexo do foco total do grupo. Depois o Filipe, o Thiago Duchatsch e o Fabrício Oya comentaram sobre. Se der certo, será incrível.



Ronald ao lado de Tiaguinho, da Chapecoense, que morreu no acidente aéreo (Foto: Arquivo Pessoal)


A ideia da palestra no começo da competição foi do técnico. O time corintiano estreava sob dúvidas. No final do ano passado, tinha sido eliminado na fase de grupos da Copa RS. E Loss queria mexer com os meninos.

– Desde que eu cheguei no clube, ele me procurou via redes sociais. Disse que gostava do meu trabalho e contou um pouco da historia de vida dele. Quando estávamos na fase final de preparação para a Copinha, surgiu a oportunidade de ele acompanhar um treino nosso. Eu achei que seria legal ele passar um pouco dessa história de vida dele para os atletas como forma de potencializar o foco nos objetivos – conta o técnico.

Fazia pouco tempo que a tragédia da Chapecoense havia ocorrido – 29 de novembro. Capita era amigo do atacante Tiaguinho, do time catarinense, e do jornalista Deva Pascovicci. Além de detalhar suas superações, falou aos corintianos sobre os colegas que havia perdido na tragédia.

– Vi como uma oportunidade de honrar as memórias dos meus amigos. O papo com eles foi para contar a minha história de vida e de superação. Mostrar tudo o que passei até conquistar, com muita força de vontade, meus objetivos. Fazer com que eles enxergassem que, com fé, humildade e confiança, somos capazes de tudo. Falei de sonhos, desafios, medos. E o Loss mostrou um vídeo meu a todos os atletas, um a um, andando. Foi muito bonito.



Em 13 de janeiro, um dia antes de completar 18 anos, Ronaldo foi surpreendido por homenagens públicas pelo elenco do Timão. Na vitória por 2 a 1 contra o Coritiba, Capita foi homenageado antes e depois do jogo.
– Pouco antes de a bola rolar, os jogadores fizeram o C de Capita, todos juntos... Foi muito bacana. Após o jogo, teve foto fazendo o C comemorando a classificação também.

A amizade entre o jovem e os jogadores do Timão se solidificou durante a Copinha.

– Recentemente descobri um tumor benigno no ouvido direito. Precisarei operar. Comentei com os meninos sobre isso. Mantuan me colocou nas orações deles. Na última quarta-feira, um dos mais difíceis dias, o Pedrinho me chamou no WhatsApp e perguntou como eu estava.

Em uma das mensagens, ele disse: "Ninguém acreditava no nosso time. Você fez esse time chegar aonde chegou. E vamos além. Por sua conta. Então precisamos da sua força". É por isso que eu não desisto – finaliza Ronald, que confia na conquista do 10º título alvinegro no torneio júnior.

Veja as informações do Timão para a final:
Adversário: Batatais
Local: Pacaembu, em São Paulo
Data e horário: quarta-feira, às 16h (de Brasília)
Escalação provável: Filipe; Samuel, Thiago, Vinícius Del'Amore e Carlos; Renan Areias e Mantuan; Pedrinho, Fabrício Oya e Marquinhos; Carlinhos.
Desfalque: Guilherme Romão (suspenso)
Arbitragem: Cleber Luis Paulino, auxiliado por Bruno Salgado Rizo e Luiz Alberto Andrini Nogueira (todos de SP)
Transmissão: TV Globo para SP (com Cleber Machado, Caio Ribeiro e Paulo Cesar Oliveira) e SporTV e PFCI (com Jota Jr, Luiz Ademar e Wagner Vilaron)
Tempo Real: GloboEsporte.com a partir das 15h


VEJA TAMBÉM
- Corinthians goleia o Fluminense e vence a primeira no Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Fluminense
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors









3540 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Com esse guerreiro no vestiário título e obrigação

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade