As torcidas organizadas do Corinthians têm motivos para celebrar. Depois de um período de proibição, elas foram oficialmente autorizadas a retornar aos estádios devidamente caracterizadas, com seus respectivos faixas e instrumentos. Esta decisão, comunicada na portaria n° 184/25 da Federação Paulista de Futebol (FPF), é fruto de um entendimento alcançado entre o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e as torcidas, que já aguardavam essa oficialização desde a última semana.
Entre as torcidas que podem voltar a frequentar a Neo Química Arena estão Gaviões da Fiel, Camisa 12, Pavilhão 9, Estopim da Fiel, Coringão Chopp e Fiel Macabra. Na quarta-feira, líderes dessas organizadas estiveram na sede do MP e assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para formalizar seu compromisso com um comportamento adequado nas partidas.
A liberação significa que, a partir do próximo jogo, marcado contra o Grêmio no domingo, 2 de novembro, as torcidas poderão se apresentar com até sete instrumentos musicais, uma faixa e um bandeirão. A utilização desses itens, no entanto, estará sujeita à aprovação da Polícia Militar, que pode aumentar ou restringir o que pode ser levado para os estádios.
Em nota, as torcidas se mostraram comprometidas em não repetir comportamentos inadequados que foram observados na final do Campeonato Paulista de 2025, quando ocorreram incidentes com sinalizadores e rojões nas arquibancadas. A proibição anterior, imposta em abril deste ano pela FPF, foi uma resposta aos episódios de violência durante o jogo da final contra o Palmeiras. Com a nova portaria, os torcedores engajados nas organizadas do Corinthians poderão voltar a apoiar sua equipe nas arquibancadas, trazendo de volta a tradição e a festa que acompanham a torcida do clube.
Corinthians, Torcidas Organizadas, FPF, Ministério Público, TAC, Neo Química Arena, Gaviões da Fiel, Grêmio.