A situação do Corinthians na busca por uma vaga na Libertadores de 2026 ficou comprometida após a derrota para o Fortaleza, ocorrida nesta quarta-feira. Com esse revés, a equipe perdeu a oportunidade de garantir uma classificação via Campeonato Brasileiro, restando agora a única alternativa de conquistar o título da Copa do Brasil. O Timão, que não conseguiu alcançar o G7, poderia ainda se classificar se terminasse a competição na oitava posição. No entanto, após o jogo no Ceará, o Corinthians caiu para a décima posição, somando 46 pontos, e está a cinco pontos do oitavo colocado, São Paulo, a apenas uma rodada do fim do torneio.
Questionado sobre a pressão adicional que a equipe poderia enfrentar na busca pelo título da Copa do Brasil, o técnico Dorival Júnior minimizou as preocupações. Ele fez um balanço da campanha do Corinthians no Campeonato Brasileiro e destacou os inúmeros desafios que o time enfrentou ao longo da temporada. “Não é uma lamentação, é uma constatação. Quando cheguei, percebi a necessidade de intervenções e pedi alguns reforços. Sofremos uma quantidade significativa de lesões, perdendo jogadores-chave como Garro, Yuri, Memphis e Carrillo. Frente a tudo isso, acredito que o Corinthians teve um desempenho em que raramente foi inferior aos adversários”, refletiu o treinador.
O treinador também ressaltou a importância do trabalho com os jovens talentos da base. “Valorizamos o crescimento dos jogadores das categorias de base. Há meses, esses atletas não eram mencionados, e o Corinthians mudou essa percepção. Esse trabalho demanda paciência e tempo. Se respeitarmos as etapas do processo, os resultados virão”, acrescentou. Dorival ainda lembrou que, apesar do desejo de um desempenho melhor, a equipe não chegou perto da zona de rebaixamento, o que foi um fator positivo ao longo da temporada.
Com a última rodada do Campeonato Brasileiro ainda por jogar, o Corinthians se prepara para enfrentar o Cruzeiro pelas semifinais da Copa do Brasil, com os jogos agendados para os dias 10 e 14 de dezembro. A equipe estreia na partida em Belo Horizonte e decide a vaga em casa, na Neo Química Arena.
O próximo desafio do Corinthians é contra o Juventude, em jogo válido pela 38ª rodada do Brasileirão, que ocorrerá no dia 7 de dezembro, às 16h (de Brasília), na Neo Química Arena, em São Paulo.



A FIEL É DIFERENTE: Corinthians surge como terceira maior torcida da capital do Paraná
GOOOOOOOOOOOOOOOOL! 1X0 E CORINTHIANS VAI AMASSANDO O CRUZEIRO
ERRO DE ARBITRAGEM? Internautas apontam possível falha em gol do Corinthians
CONFIRA! Vidente faz previsão sobre jogo do Corinthians contra o Cruzeiro na Copa do Brasil
So falta assinar? Corinthians aceita pagar valor milionário para estrela mas barra em alto valar de transferência
Matheuzinho cita bloqueio de reforços e explica irregularidade do Corinthians em 2025
CBF escolhe árbitro polêmico para Corinthians x Cruzeiro e gera desconforto
Fala, craque! Memphis Depay arrisca português e fala sobre vitória contra o Cruzeiro
Craque do Timão feminino de saída? Ídola do Corinthians Gabi Zanotti pode estar de saída em 2026
Cabe no Timão? Gabigol deve ficar sem clube em 2026