27/10/2025 18:45

Corinthians discute reforma estatutária com proposta de SAF, mas leva condições ao debate

Corinthians discute reforma estatutária com proposta de SAF, mas leva condições ao debate

Na última segunda-feira, o Conselho Deliberativo do Corinthians, liderado pelo presidente Romeu Tuma Júnior, apresentou o anteprojeto para a reforma do estatuto do clube. Esse documento, que já se encontra disponível no site oficial da equipe, pode abrir portas para a transformação do Corinthians em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF), embora imponha certas condições para que isso ocorra.

Conforme um dos artigos do anteprojeto, a criação de uma SAF precisará ser aprovada tanto pelo Cori (Conselho de Orientação) quanto pelo Conselho Deliberativo. Para isso, é necessário que, pelo menos, dois terços dos conselheiros votantes estejam de acordo. Além disso, o texto é claro ao afirmar que a aquisição do controle majoritário da SAF por investidores externos está rigorosamente vedada, assegurando que o Corinthians manterá ao menos 51% das ações e, assim, o controle institucional continuará nas mãos dos associados.

O projeto exige ainda a realização de uma auditoria independente, acompanhada de um processo formal de 'due diligence' que examine em detalhes a situação econômica, financeira, contábil, jurídica, trabalhista, tributária, contratual, ambiental e patrimonial do clube, bem como da operação proposta. Após a efetuação de todas essas etapas, e com a devida aprovação do Conselho e do Cori, uma eventual transição para SAF será submetida à votação em Assembleia Geral, necessitando de um apoio de pelo menos dois terços dos associados.

No decorrer de uma coletiva de imprensa, Romeu Tuma Júnior esclareceu sua posição sobre o tema. Ele enfatizou que não é sua intenção inviabilizar a possível transformação em SAF, ressaltando que o parecer do Cori sobre a questão será meramente recomendativo. "Há especulações tratando de meu desejo em inviabilizar a SAF, o que não é verdade. Existem diferentes modelos de SAF, e o Corinthians tem a capacidade de desenvolver seu próprio modelo, caso aprovemos essa reforma. Isso pode abrir grandes caminhos para o clube", afirmou.

O anteprojeto ainda precisará passar por duas votações antes de ser oficialmente implementado. A primeira será realizada pelo Conselho Deliberativo do Corinthians em novembro, enquanto a segunda ocorrerá em dezembro, quando os associados decidirão se ratificam a proposta em Assembleia Geral. Se aprovado, o novo estatuto entrará em vigor imediatamente. Entretanto, a possibilidade de votação para o Fiel Torcedor deverá ser mantida para as eleições de 2030, com os pleitos de 2026 permanecendo sob o modelo atual, em cumprimento a uma regra de transição.

A Comissão de Reforma do Estatuto vem trabalhando no texto desde o ano anterior, coletando sugestões tanto de debates internos quanto de movimentos organizados externos, como o Gaviões da Fiel, que se manifestaram a favor do direito a voto para o Fiel Torcedor. Segundo Romeu Tuma Júnior, foram protocoladas mais de 30 propostas, sendo que o relatório final foi entregue ao presidente no dia 10 de outubro. A expectativa é que a nova versão do estatuto seja aprovada até o final deste ano e que comece a vigorar no início de 2026.

Corinthians
Foto: André da Silva Costa/Gazeta Press


VEJA TAMBÉM
- Corinthians tem pior campanha fora de casa desde 2018 após derrota para o Fortaleza
- Aos 19 anos, André Luiz vira destaque do Corinthians e inspira-se em Paulinho e Elias
- Mais dívidas: Corinthians sofre novo baque financeiro e segue proibido de registrar reforços


477 visitas - Fonte: gazetaesportiva

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade